Blog do ligeiro

Assembleia e Câmara de São Luís retomam atividades na terça-feira

Osmar e Othelino figuram como dois dos principais expoentes da política do MA.

A Assembleia Legislativa e a Câmara Municipal de São Luís, os dois principais parlamentos do Maranhão presididos pelo deputado Othelino Neto (PC do B) e pelo vereador Osmar Filho (PDT), respectivamente, retomam suas atividades na terça-feira, dia 02 de fevereiro.

Duas sessões solenes, que terão início a partir das 9h, marcarão o reinício dos trabalhos nas Casas Legislativas.

Devido a pandemia do novo coronavírus, as solenidades terão restrições de público, sendo transmitidas ao vivo pelos canais oficiais dos parlamentos na Internet.

Na Câmara, a exemplo do que ocorreu na legislatura passada, a sessão solene ocorrerá de forma híbrida. As sessões ordinárias que serão promovidas no plenário Simão Estácio da Silveira ao longo dos próximos meses, pelo menos no período no qual os protocolos sanitários estiverem em vigor, transcorrerão da mesma maneira.

No pleito de 2020, ocorreu uma renovação de quase 50% na composição do Palácio Pedro Neiva de Santana.

A nova Mesa Diretora, eleita para o biênio 2021/22, é formada, além de Osmar Filho, pelos vereadores Dr. Gutemberg Araújo (PSC), como 1º vice-presidente; Paulo Victor (PCdoB), como 2º vice-presidente; Thyago Freitas (DC), como 3º vice-presidente; Octávio Soeiro (Podemos), como 1º secretário; Aldir Júnior (PL), como 2º secretário; Ribeiro Neto (PMN), como 3º secretário; Karla Sarney (PSD), como 4ª secretária; e Rosana da Saúde (Republicanos), como 5ª secretária.

O parlamento ludovicense avaliará, ao longo do ano, pautas importantes, muitas delas relacionadas ao combate à Covid, além da apreciação do projeto que trata sobre a revisão do Plano Diretor da capital, por exemplo. Deverá ser prioridade, já na próxima semana, mensagem do Executivo acerca do licenciamento da vice-prefeita Esmênia Miranda (PSD), que retornará ao comando da Secretaria Municipal de Educação.

Já na Assembleia, pautas relacionadas ao novo coronavírus também deverão pontuar os debates no plenário Nagib Haickel.

Expoentes – Othelino Neto e Osmar Filho são, hoje, considerados dois dos principais expoentes da política maranhense e que possuem tamanho para influenciar a eleição majoritária de 2022.

Ambos são aliados do senador Weverton Rocha, presidente estadual do PDT e que constrói, a passos largos, um forte projeto para governar o Maranhão.

Othelino almeja concorrer a única vaga que será aberta para o Senado e que é ocupada pelo tucano Roberto Rocha.

No entanto, para isso, aguarda as movimentações do tabuleiro político, em especial do governador Flávio Dino (PC do B), que já anunciou interesse em disputar a eleição para Câmara Alta.

Já Osmar Filho disputará uma das 42 cadeiras da Alema.

Deixe uma resposta