As atividades executadas na área foram explanadas pelo titular da SES, Tiago Fernandes, aos membros da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa.
Agência Assembleia / Foto: Wesley Ramos
A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Maranhão recebeu, na tarde desta segunda-feira (9), na Sala das Comissões, o secretário de estado da Saúde, Tiago Fernandes, que apresentou aos parlamentares o Relatório Detalhado do Quadrimestre Anterior (RDQA). Na ocasião, o gestor destacou os dados do primeiro quadrimestre – janeiro a abril – de 2024.
Durante a reunião, foram apresentados dados relativos à oferta e produção de serviços públicos na rede assistencial própria, contratada e conveniada, comparando esses dados com os indicadores de saúde da população; auditorias realizadas ou em fase de execução; montante e fonte de recursos aplicados nos quatro primeiros meses do ano.
“A apresentação dos dados é um dever do Poder Executivo de prestar contas junto à Casa Legislativa, que é quem fiscaliza todas estas ações. Estamos honrando este compromisso, respondendo aos parlamentares e apontando os avanços na saúde pública do Maranhão”, destacou o secretário Tiago Fernandes.
Conforme a Secretaria de Estado da Saúde (SES), são destaques do setor, no Maranhão, entregas como a Policlínica de São José de Ribamar, ambulatório de psiquiatria no Hospital da Criança de Colinas, ambulatório de fibrose cística do Hospital Dr. Juvêncio Mattos, além do avanço na cobertura vacinal contra a dengue e as ações do programa Cuidar de Todos, que contemplou 40 municípios com mais de 49 mil atendimentos realizados, entre outros destaques.
A presidente da Comissão de Saúde da Alema, deputada Dra. Vivianne (PDT), agradeceu ao secretário Tiago Fernandes pela apresentação dos dados e destacou avanços na área da saúde no Maranhão. “Uma das conquistas é a descentralização dos serviços na área cardiovascular, que estão sendo levados para outros municípios, além da capital, e que agora chegam à Região Tocantina”, destacou a parlamentar. O deputado Fernando Braide (PSD), também participou da reunião.