Blog do ligeiro

UFMA: Natalino Salgado é nomeado Reitor 2019-2023

Mais votado entre os quatro candidatos que concorreram ao cargo de Reitor da Universidade Federal do Maranhão (49,49% dos votos da comunidade universitária), Natalino Salgado foi por duas vezes reitor da UFMA, no período de 2007-2015. Teve mais que o dobro do segundo colocado e a preferência da maioria dos docentes, discentes e técnicos administrativos.

Com o slogan “Para Cuidar bem da UFMA”, o professor Natalino Salgado teve a candidatura apoiada pelo coletivo Pacto pela UFMA e percorreu todos os campi do continente onde conversou com a comunidade e se comprometeu em dar continuidade ao trabalho interrompido em 2015, quando foi substituída pela atual gestão.

“A vontade da comunidade universitária é soberana e deve ser respeitada. Ser escolhido pela ampla maioria de todos os segmentos que fazem a universidade é uma grande satisfação e reforça o meu compromisso de trabalhar ainda mais pelo desenvolvimento com sustentabilidade da nossa UFMA”, reforçou.

Para selar esse compromisso de desenvolvimento com sustentabilidade, o Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, nomeou na manhã de ontem, o Professor do Departamento de Medicina da Universidade Federal do Maranhão, Natalino Salgado Filho, para exercer o cargo de Reitor da referida Universidade por um mandato de quatro anos (conforme publicado no Diário Oficial da União em 07 de novembro de 2019).

BIOGRAFIA

Natalino Salgado Filho nasceu em Cururupu-MA, a 25 de julho de 1946. Filho de Natalino Salgado e Ivete Caldeira Salgado. Após concluir sua educação elementar na cidade natal, transferiu-se para São Luís, cujo Colégio de São Luiz cursou o antigo ginasial e científico. Em 1973 graduou-se em Medicina pela Universidade Federal do Maranhão. Fez residência em Clínica Médica na Universidade Federal do Rio de Janeiro e em Nefrologia na Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Em seguida fez os cursos de Especialização em Administração Hospitalar, Imunologia e Didática de Ensino Superior.

Em 1975 ingressou, por concurso, no quadro de médicos do hoje extinto Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social, atualmente incorporado no Ministério da Saúde. De 1978/79 chefiou o Serviço de Emergência do Hospital Presidente Dutra e de 1979/80, o Serviço de Documentação Científica. Fundou em 1978 o Serviço de Nefrologia do Estado do Maranhão, oportunidade em que trouxe para São Luís o primeiro rim artificial e realizou o primeiro procedimento de hemodiálise de nosso Estado.

Vocacionado para o magistério, ingressou no Departamento de Medicina I da Universidade Federal do Maranhão em 1979, como professor adjunto.

Em 1987 concluiu o mestrado e em 1994, o doutorado, ambos em Nefrologia, na Escola Paulista de Medicina.

Fundador e primeiro presidente da Sociedade Maranhense de Nefrologia e membro do Departamento de Nefrologia Clínica da Sociedade Brasileira de Nefrologia. Em 1989 presidiu o Conselho de Cogestão do Hospital do Instituto de Presidência do Estado do Maranhão-IPEM. Com a criação do Hospital Universitário/UFMA integrou seu Conselho Administrativo de 1990/94. E também chefiou, nesse estabelecimento, o Serviço de Nefrologia de 1991 a 2010.

Diretor Geral do Hospital Universitário no período de 1998 a 2007. Eleito Reitor da Universidade Federal do Maranhão no período de 2007 a 2015.

Membro da Academia Maranhense de Medicina e do Instituto Histórico-Geográfico Maranhense.

Detentor de numerosas honrarias, entre as quais, títulos de cidadania honorária.

Autor de livros em preparo e de artigos constantemente publicado em São Luís e em revistas de sua especialidade médica.

Deixe uma resposta