Blog do ligeiro

Residência em angiologia e cirurgia vascular é certificada pela SBACV


Programa criado em 2014 é referência no tratamento das doenças vasculares de alta complexidade no estado
A Residência Médica em Angiologia e Cirurgia Vascular do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA) comemora a certificação do seu programa pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV). O reconhecimento é válido até o ano de 2021.
O programa possui duração de dois anos e conta com dez preceptores. A Residência Médica em Angiologia e Cirurgia Vascular é credenciada há quatro anos e recebe a cada ano um residente, tendo como pré-requisito a cirurgia geral. A avaliação é realizada por meio de questões de múltipla escolha de cirurgia geral e a concorrência média é de oito candidatos por vaga.
O chefe do Serviço de Angiologia e Cirurgia Vascular do HU-UFMA, Sebastião Brito, disse que já foram formados e entregues a sociedade quatro especialistas na área. “Quem ganha com tudo isso é a população, que usufrui de um atendimento com profissionais renomados e cada vez mais capacitados. Hoje, essa residência é a única no estado do Maranhão, credenciada pelo Ministério da Educação”.
Brito ressaltou que o Serviço de Angiologia e Cirurgia Vascular do HU-UFMA é um ótimo campo de ensino e prática para os residentes. “Possuímos um bom volume de cirurgias vasculares e acesso ao Laboratório de Hemodinâmica com procedimentos endovasculares, alguns considerados de alta complexidade. Tudo em prol do ensino, da pesquisa e do treinamento dos residentes”, destacou.
Atualmente, o Serviço do HU-UFMA é referência no tratamento das doenças vasculares de alta complexidade no estado e também para o Piauí e parte do Pará. Entre os serviços oferecidos estão o tratamento de aneurisma de aorta, obstruções arteriais, doença carotídea. Todos com a mais alta tecnologia disponível no mercado.

Deixe uma resposta