Blog do ligeiro

Médico lança livro sobre os Desafios na Gestão da Saúde Pública no SUS

Com o tema os ‘Desafios na Gestão da Saúde Pública no Sistema Único de Saúde – SUS’, o médico Dr. Gutemberg Araújo lança seu terceiro livro, nesta segunda-feira (17), às 19h, na Associação Maranhense dos Escritores Independentes – AMEI, no São Luís Shopping.

Médico, professor da Universidade Federal do Maranhão e Membro da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores, Dr. Gutemberg explica que o livro é fruto da realização de um MBA em Administração em Saúde na FGV-RJ.

“O livro faz um relato da saúde no país e seus reflexos nos Estados e Municípios, abordando sobretudo a questão de recursos e de gestão. É um trabalho qualitativo, realizado por meio de entrevistas feitas com gestores estaduais e municipais, abordando os problemas, autonomia, relação entre os poderes, as estratégias, dificuldades e possibilidades de melhorias do sistema”, afirma.

A saúde pública é pauta constante na vida do Dr. Gutemberg. Além de médico e professor da UFMA, ele é vereador de São Luís no quarto mandato, tendo 62 leis aprovadas na Câmara Municipal.

“Minha missão é servir ao povo seja como médico ou político A temática deste livro procura detectar as dificuldades, possibilidades e desafios que existem neste setor. Não é um livro terminal, pelo contrário, abre grandes possibilidades para novos estudos para ajudar a melhorar o cenário da saúde pública no país”, destaca Gutemberg.

Dr. Gutemberg Araújo é Mestre em Cirurgia do Aparelho Digestivo pela Universidade Federal Fluminense, Doutor em Cirurgia pela UNIFESP e Membro da Academia Maranhense de Medicina.

Deixe uma resposta