Blog do ligeiro

Federação inova e lança primeira delegada em jogos do Estadual

A primeira partida de uma das semifinais do Campeonato Maranhense Série A 2019, entre Sampaio Corrêa x Imperatriz, realizada nesta terça, 02 de abril, no Castelão, ficará marcada na história. Não só pelo resultado e importância para a competição, mas também pela atuação de Cristiane Neves.

Pela primeira vez em competições no nosso Estado, uma mulher atuou como Delegada de Jogo, função de extrema importância nos bastidores das partidas.

A Delegada de Jogo é responsável pela verificação prévia das condições do estádio e campo, condições oferecidas à arbitragem, comparecimento dos órgãos de segurança e serviço médico, bem como auxiliar a equipe de arbitragem no decorrer da partida.

Cristiane Neves, colaboradora da Federação Maranhense de Futebol desde 2013, passou a ser escalada pela Diretoria de Competições, no segundo semestre de 2017, como Supervisora de Campo e Imprensa, nos jogos do Campeonato Brasileiro. Agora, no Estadual, após treinamento com outros colaboradores, e considerada apta para a função de Delegada, teve desempenho destacado.

– “Sabemos que o ambiente do futebol ainda é predominantemente masculino, porém isso tem mudado. Nunca presenciei nenhuma situação de preconceito ou discriminação, mas a participação direta nos jogos, como Supervisora e agora Delegada, é uma marcação de posição importante às mulheres”

Além de Cristiane, outras colaboradoras da FMF já atuam como Supervisoras nos jogos, seja em competição estadual, quanto regional e nacionais.

O Campeonato Maranhense Série A 2019 tem patrocínio da Equatorial – Cemar e Governo do Estado do Maranhão. A competição, este ano, promove a campanha de combate à violência contra a mulher, com o slogan “Cartão Vermelho ao Agressor”.

Deixe uma resposta