Blog do ligeiro

Bita do Barão aconselha Roseana Sarney a concluir este mandato e se aposentar para cuidar da saúde


Do Blog do Aquiles Emir

Um dos mais temidos e admirados babalorixás do Maranhão, Wilson Nonato de Souza, que diz ter 105 anos e é mais conhecido como Bita do Barão (foto), opina que a governadora Roseana Sarney deveria encerrar este mandato e se aposentar, “para cuidar da saúde”. A entrevista do macumbeiro foi dada à revista Maranhão Hoje, que está nas bancas, na qual ele opina também que o senador José Sarney (PMDB-AP) não vai abandonar a política, mesmo tendo sustentado que este será seu último mandato.

Na entrevista, Bita é comedido nos prognósticos sobre sucessão estadual, pois diz que não gosta de analisar política, por se tratar de uma guerra e como é procurado por políticos de todas as tendências ideológicas e partidárias, prefere não entrar nesta briga. Já que mencionou ser procurado tanto por aliados quanto por adversários do senador Sarney, Bita foi indagado se alguma vez o presidente da Embratur e pré-candidato a governador, Flávio Dino (PCdoB), o procurou para se aconselhar. Sua resposta remete a uma dúvida: “não vou te dizer”. A justificativa para uma resposta não conclusiva é a de que sendo a Umbanda uma ciência oculta não se deve comentar o que é pedido, quem pede e o que feito para atender os que procuram um líder espiritual desta crença.

Sobre o fim da carreira política da governadora, Bita do Barão diz que, como ele está com saúde frágil, Roseana Sarney deveria dedicar mais tempo para se restabelecer fisicamente, pois “merece uma vida mais sossegada”. Outra uma vez o bruxo de Codó, como é tratado na revista, deixa no ar suas interpretações. Neste caso, ao ser indagado se a governadora o procurou para se aconselhar sobre seu futuro, foi curto: “não posso te dizer”. Bita do Barão não esconde a amizade com a família Sarney e recorda que é Comendador da República por uma deferência do ex-presidente. Na entrada do seu consultório há uma foto de Sarney com a faixa presidencial e outra em que está abraçado à governadora Roseana. Outro político na galeria de fotos é o ex-prefeito de Caxias Paulinho Marinho.

Deixe uma resposta