BANNER

BANNER
AGORA É LEI

quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

A vitória de Erlânio Xavier e a consolidação de Weverton e do PDT

      Prefeito de Igarapé Grande obteve a maior votação da história da FAMEM.

A vitória do prefeito Erlânio Xavier (PDT), da cidade de Igarapé Grande, para a presidência da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM), biênio 2019/20, não se configura apenas como a ascensão de um gestor ao posto máximo do municipalismo maranhense.
Erlânio venceria a disputa, caso houvesse, com o prefeito Cleomar Tema, que ensaiava pleitear a reeleição, em qualquer cenário.
O pedetista soube construir um arco forte de alianças ainda no ano passado, quando coordenou a campanha vitoriosa do então deputado federal Weverton Rocha ao Senado.
A vitória por aclamação do prefeito de Igarapé Grande, que obteve 206 votos (a maior votação da história da Federação), não sinaliza apenas para um novo cenário direcionado aos municípios, no qual este ente federativo terá, de fato, a atenção da entidade representativa.
Mostra claramente o poder de fogo de Weverton e do seu PDT.
Tema contava com o apoio do vice-governador Carlos Brandão (PRP), que almeja suceder Flávio Dino (PC do B), em 2022.
No entanto, o prefeito de Tuntum caiu em desgraça ao errar grotescamente na condução da própria sucessão e ao juntar-se com agentes políticos que, hoje, fazem oposição ao governo Dino.
O PDT governa São Luís; a Câmara da capital; possui expressivo número de prefeitos e vereadores; e as maiores bancadas nos Parlamentos Estadual e Municipal.
É, sem dúvida, o partido mais robusto e solidificado do Maranhão, o que, mais uma vez, o credencia a ser protagonista nas eleições 2020 e 2022.
E Weverton, presidente regional da sigla, estabeleceu-se, de uma vez por todas, como a maior liderança política jovem do estado, o que lhe coloca na condição de favorito para suceder o seu amigo e aliado Flávio Dino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário