terça-feira, 4 de dezembro de 2018

Vereador Dr. Gutemberg Araújo coordena Reunião Geral da Obesidade no HU-UFMA

Dr, Gutemberg Araújo com grupo de colegas especialistas e pacientes do Serviço de Cirurgia Bariátrica do HU-UFMA
Responsável por implantar a cirurgia bariátrica no Hospital da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA), o vereador Dr. Gutemberg, coordenador do Serviço de Cirurgia Bariátrica do HU-UFMA, ministrou palestra na Reunião Geral da Obesidade.
O objetivo foi orientar as pessoas candidatas a essa cirurgia sobre os cuidados com o preparo operatório, tipo de cirurgias e pós-operatório. A reunião acontece de dois em dois meses no auditório do Hospital Universitário, sendo aberta ao público (pacientes e familiares).
“A avaliação pré-operatória dos pacientes candidatos à cirurgia bariátrica é realizada por uma equipe multidisciplinar com o objetivo de informar sobre os riscos, benefícios e opções de técnicas cirúrgicas disponíveis. Essas orientações são importantes porque para uma pessoa ser submetida ao procedimento cirúrgico, ela precisa estar com a cabeça e o corpo preparados. Ressalte-se a experiência da equipe cirúrgica, que presta esse serviço há 17 anos, e é o único serviço público credenciado pelo Ministério da saúde no Maranhão”, destaca Dr. Gutemberg.
As operações bariátricas e metabólicas tem sido cada vez mais procuradas e indicadas para o tratamento da obesidade e de suas doenças associadas, cujo carro-chefe é o diabetes tipo 2. Além de levar a perda de peso , a cirurgia bariátrica traz benefícios no tratamento de outras doenças relacionadas à obesidade.
Entretanto, para o sucesso dessa cirurgia é necessário cumprir todas as orientações informadas durante a Reunião Geral da Obesidade.