quinta-feira, 26 de julho de 2018

Maranhão tem quase 110 mil mulheres a mais do que homens, aponta IBGE

Mulheres são maioria em relação a homens na populaççao maranhense
Projeção da população por sexo e idade divulgada hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou que o Maranhão tem 3.572.047 mulheres e 3.463.008 homens, cuja soma resulta em 7.035.055 habitantes. São nada menos do que 109.039 (centro e nove mil e trinta e nove) pessoas do sexo feminino a mais no contingente populacional total, maior do que o número de moradores de 96% das cidades maranhenses.
O IBGE projeta uma diferença ainda mais do número de mulheres em relação ao de homens em território maranhense. Daqui a 10 anos, quando o contingente estimado da população do estado é de 7.394.457, a prevalência de mulheres aumentará ainda mais e será de 166.745 (centro e sessenta e seis mil, setecentos e quarenta e cinco).
Um município com população formada apenas pelo contingente de mulheres que sobra em relação ao de homens no Maranhão só teria menos habitantes do que oito cidades do  estado: São Luís, Imperatriz, São José de Ribamar, Timon, Caxias, Codó, Paço do Lumiar e Açailândia.
Dentre os fatores que explicam o maior número de mulheres do que de homens está a violência. Indivíduos do sexo masculino morrem muito mais de crimes violentos, como assassinatos, do que pessoas do sexo feminino. Quanto aos óbitos por causas naturais, elas costumam morerer bem mais tarde do que eles, pois cuidam mais da saúde.