quarta-feira, 25 de julho de 2018

Candidaturas ao governo do Maranhão serão homologadas a partir de quinta-feira

Os postulantes ao cargo de governador do Maranhão nas eleições deste ano irão homologar os seus projetos a partir desta semana.
Seis pré-candidatos – Flávio Dino (PC do B), Ramon Zapata (PSTU), Roseana Sarney (MDB), Maura Jorge (PSL), Odívio Neto (PSOL) e Roberto Rocha (PSDB) – terão seus nomes chancelados com suas respectivas chapas para o Senado Federal; além das coligações proporcionais para os cargos de deputado estadual e deputado federal.
A primeira convenção acontece quinta-feira (26), a partir das 19h, no auditório do curso de História da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), no Centro Histórico de São Luís.
Ramon Zapata será confirmado como candidato ao governo, tendo como companheira de chapa Nicinha Durans. O dirigente sindical Saulo Arcangeli e a rapper Preta Lú disputarão as duas vagas abertas para Câmara Alta. O PSTU sairá sozinho.
O sábado (28) será um dia bem movimentado. Quinze partidos que apoiam o governador Flávio Dino realizarão convenção conjunta para homologar a reeleição do comunista e chancelar os nomes de Carlos Brandão (PRB), Weverton Rocha (PDT) e Eliziane Gama (PPS) para os cargos de vice-governador e senador, respectivamente.
A convenção conjunta terá início a partir das 8h30, no Centro de Convenções do MultiCenter Sebrae, no Cohafuma.
À tarde, às 15h, no Espaço Renascença, será a vez da ex-prefeita de Lago da Pedra, Maura Jorge, ter confirmada a sua candidatura ao governo. O seu vice ainda é uma incógnita. O PSL de Maura deverá coligar com o PRTB, do advogado Márcio Coutinho.
Há a expectativa de que o PMN, do deputado estadual Eduardo Braide, declare apoio a ex-prefeita. Braide deverá abdicar do projeto governamental para concorrer ao cargo de deputado federal ou tentar renovar seu mandato na Assembleia Legislativa.
Samuel de Itapecuru, também do PSL, será lançado candidato ao Senado. O PRTB lançará apenas candidatos à Assembleia e Câmara Federal.
No domingo (29), será a vez da emedebista Roseana Sarney ratificar o seu plano de chegar, pela quinta vez, ao comando do Palácio dos Leões. A chapa senatorial do grupo Sarney será formada por Edison Lobão (MDB) e Sarney Filho (PV).
Deverão fechar apoio à ex-governadora partidos como PSD, PMB, PSDC e PRP.
Roseana deverá anunciar o seu companheiro de chapa somente no evento ou horas antes do mesmo.
A convenção terá início às 9h e também será realizada no Espaço Renascença.
O engenheiro Odívio Neto, do PSOL, terá a sua candidatura ao governo confirmada no dia 02 de agosto. O local do evento ainda não foi informado. Saulo Pinto e Igor Bruno representarão o partido na disputa pelo Senado. O vice de Odívio Neto deverá ser indicado pelo PCB.
Já no dia 04 de agosto será realizada convenção do tucanato maranhense que homologará o nome do senador Roberto Rocha como candidato ao governo pelo PSDB.
O deputado federal José Reinaldo Tavares e o deputado estadual Alexandre Almeida são os mais cotados para representar o partido na disputa senatorial.
A sigla ainda busca alianças com outros partidos. O candidato a vice-governador deverá ser anunciado até o fim do mês ou começo do próximo.
O local e horário do ato ainda não foram divulgados.