terça-feira, 3 de julho de 2018

Arraial da vereadora Fátima Araújo reúne mais de 100 atrações em 16 dias



Uma tradição de décadas, algo jamais visto na Vila Conceição/João de Deus no período de São João. Este ano, a vereadora de São Luís, Fátima Araújo (PCdoB), mostrou que com muito trabalho e dedicação, o resultado é satisfatório. Primeiro, a parlamentar transformou um terreno baldio localizado entre as ruas Antônio Pinheiro e Riachuelo, no bairro Vila Conceição, em um Espaço de Cultura e Diversão. Onde existia lama e criadouro de mosquito da dengue, se tornou um terreiro junino elogiado por quem passava pelo arraial. Foram mais de R$ 10 mil investidos, 10 carradas de piçarra e 36 carradas de arreia. Esforço que vai se tornou um espaço para os moradores da comunidade. 
Desde o dia 15 de junho a vereadora iniciou seus arraiais na Vila Lobão e Residencial João Alberto, onde milhares de pessoas participaram. Foram inúmeras atrações, além de brincadeiras folclóricas, que fizeram a alegria dos moradores. Tudo por conta da vereadora, que nunca mediu esforços para ajudar suas comunidades. Outra comunidade que recebeu o Arraial do Movimento Solidariedade & Ação foi a Vila Izabel Cafeteira.
Mas o ponto forte do Festejo Junino aconteceu na Vila Conceição e reuniu as melhores bandas e cantores do Brasil. No palco do Espaço Cultural, subiram cantores que a comunidade jamais imaginou vê-los um dia fazendo show na região. A arena tinha gente de várias comunidades, como foi o caso de Janaína Flores Cardoso, que é moradora do Jardim São Cristóvão e estava curtindo o show de Bruno Shinoda com seu noivo. "Aqui é bem mais perto, vamos gastar apenas R$ 20 reais de Uber para vir e voltar. Um espaço bom, bonito e barato. Um local familiar, com bastante segurança. Em outros locais ainda corremos risco na hora de voltar para casa", salientou.
Além das atrações da programação do Governo do Estado e Prefeitura de São Luís, a vereadora trouxe as atrações: Wandim Rey, Bruno Shinoda, Levada do Teco, Eli Cantor, Gerrard Lima, Fábio Alta Tensão, Diel França, Mayara Lins, Banda Shoe de Rítmos, Banda da Vassoura, Eugênia Miranda, Celma Marks, Thaís Moreno, Banda Switch 14 da Bahia, Andson Mendonça, Rafinha Maranhão e Japa do Arrocha. Foram 17 atrações tudo por conta da vereadora.
No total de apresentações foram 102, incluindo Tambor de Crioula, Dança Portuguesa, Dança Country, Quadrilha Junina, Bumba-meu-boi de todos os sotaques, além de brincadeiras de vários ritmos, de todos os lados do Maranhão. Pelo Arraial do Movimento Solidariedade & Ação passaram manifestações culturais de São Luís e do Estado, além de cantores e bandas de vários estilos, todos ao som do festejo junino. O público foi ao delírio, e se divertiu para valer todas as noites.
ATENDIMENTO AO PÚBLICO
As 15 barracas vendiam comidas típicas, doces, bolos, churrasco, mingau de milho e de tapioca, batata frita, pipoca, além de bebidas. Todos os barraqueiros foram contemplados com uma barraca e não foi cobrado nada por isso. Foram 113 trabalhadores informais, que faturaram no São João. A vereadora exigiu apenas bom atendimento ao público e manutenção da limpeza no arraial, que contou até com Fátima Araújo no mutirão de limpeza após cada dia de evento. A organização ficou por conta da equipe da vereadora, que deu um show nos trabalhos e atendimento ao público, brincadeiras e artistas. Tudo feito de acordo como mandava o planejamento. 
Os barraqueiros faturam bem, aumentaram seus orçamentos e agora estão felizes com um movimento grande no Arraial, que ficou marcado na história do bairro Vila Conceição/João de Deus. Até a criançada teve seu espaço, brincou e pulou, mesmo sem sair do bairro. Algo que jamais vai esquecer, mesmo sabendo que em 2019 terá tudo novamente, mas com a certeza de ser melhor ainda.
SATISFAÇÃO DA VEREADORA
Fátima Araújo daquelas que não entra em jogo para perder. Não interessa se a partida é longa ou curta, o que importa é o resultado positivo. Com o apoio do Governo do Estado, Prefeitura de São Luís e deputado Othelino Neto (PCdoB) até dia 30 de junho, Fátima não fica parada quando o que está em jogo é a comunidade. Para ela, como vereadora é a oportunidade de aproximar cultura popular e comunidade.
"Todos as noites recebíamos 3, 4, 5 mil pessoas, como foi o caso do Arraial do Movimento Solidariedade & Ação na Vila Lobão que reuniu mais de 10 mil pessoas durante três dias de evento, no Residencial João Alberto, na rua Bacabal, o público foi de 2 mil pessoas nos dois dias de evento. Desde o dia 16 até dia 01 de julho, foram 16 dias de arraial na Vila Conceição/João de Deus e reuniu as melhores bandas e cantores. Como nossa população não tem condições de sair do bairro para curtir o São João em outros bairros, eu trouxe atrações como Boi da Maioba, Axixá e Pirilampo, além de grandes cantores e bandas nacionais", destacou emocionada.
Durante a entrevista, a vereadora aproveitou para agradecer a Deus pelo dom da vida e ao povo ludovicense, pela oportunidade de estar vereadora de São Luís. Sou uma vereadora que não penso só no EU e sim em NÓS. Quero agradecer nossos patrocinadores, como o Governador Flávio Dino, o secretário Antônio Araújo, o jornalista Márcio Jerry, o deputado Othelino Neto, o prefeito Edivaldo Holanda Júnior, secretário de segurança, Jefferson Portela (Polícia Militar), Seu Pedro (Cite Luz), André Vidal (banheiros), além de sua coordenação e as pessoas que apoiaram esse grande evento", disse.
SEGURANÇA TOTAL
A vereadora Fátima Araújo frisou que durante o evento não houve incidentes, a segurança foi feita pela Polícia Militar do Maranhão e contou com um efetivo durante os 16 dias de evento. Por esse motivo o arraial passou a ser visto como um espaço familiar, onde os moradores levavam seus filhos para assistir e brincar, já que haviam brinquedos para a criançada. Durante o evento era visível ver crianças, jovens, adultos e idosos, algo fantástico para uma comunidade que não realizava esse tipo de evento e dessa grandeza. A organização era salutar e por isso, tudo deu certo conforme planejamento.
ENCERRAMENTO DO ARRAIAL
"Só quero pedir a Deus muita saúde, que coragem e força eu tenho muito para lutar pelas comunidades, seja pela cultura, esporte, educação, saúde, infraestrutura, transporte e segurança. E para encerrar com chave de ouro, a vereadora foi audaciosa mais uma vez e trouxe para a Vila Conceição a Banda Switch 14 da Bahia e o cantor Andson Mendonça, feito inédito para os moradores. E para encerrar, a vereadora já anunciou o aniversário a Vila Conceição em agosto. E pode aguar que vem novidade e muitas surpresas. E que venha 2019 com o São João cheio de atrações!
Uma coisa é certa, Fátima Araújo escreveu mais uma página na história do folclore do Maranhão. A cultura agradece!