terça-feira, 8 de maio de 2018

Retomada das obras no Nhozinho Santos e projetos sociais: Paixão do Desportista Rommeo Amin à frente da Semdel



Avanços nos programas e projetos da Secretaria Municipal de Desporto e Lazer e na infraestrutura de praças esportivas têm sido o lema e objetivo da gestão do Secretário Rommeo Amin à frente da pasta da Semdel há um ano. É notório sua preocupação com o esporte amador e profissional dentro da capital maranhense. Além disso, tem se mostrado um secretário próximo à todos os esportes praticados em São Luís, já que por se tratar de um ex-desportista, tem um caminho facilitado para se aproximar de todos e aceitação da boa parte deste público.

Entre os programas da Semdel que voltaram a crescer com Rommeo, o destaque fica por conta do ‘Movimento e Resgate’, que trabalha com crianças e adolescentes em área de vulnerabilidade. Algumas das escolinhas paradas por falta de material, voltaram a poder realizar suas atividades depois que o Secretário e sua equipe realizaram uma grande entrega de matérias esportivos.

Outro programa que voltou a ganhar vida foi o ‘São Luís Saudável’, voltado para idosos de toda a capital. Grandes novidades, como a ‘Semana do Idoso’ foram inseridas no cronograma de atividades deste programa que atinge milhares de idosos. Além disso, parcerias com instituições de nível superior têm levado profissionais da área da saúde para próximo da ‘melhor idade’.


Entre os projetos criados por Rommeo, o ‘Dançando nos Bairros’ esta levando a prática esportiva a diversos bairros de São Luís, como Ipase, Planalto Pingão, Vila Embratel e outros.  Este consiste em levar a prática da dança aos mais diversos locais de São Luís e combater o sedentarismo.

Já o ‘Torcedor do Futuro’, que leva crianças e adolescentes do Projeto Movimento e Resgate a eventos esportivos do Maranhão, voltou a ser realizado no Campeonato Brasileiro da Série C de 2017, no superclássico entre Sampaio e Moto.

“Nosso intuito é sempre promover atividades físicas e promover o esporte e atividades de Lazer em diversos lugares. Com isso levaremos todos os benefícios que essas atividades resultam aos moradores de nossa capital. Sabemos de nossa importância para as mais diversas faixa-etárias e estamos buscando atender a todos. O trabalho é difícil, mas com empenho estamos conseguindo grandes resultados”.

Evolução das praças esportivas

Esporte amador e profissional tem se beneficiado desta atual gestão da Semdel. Quadras e campos de São Luís tiveram suas obras retomadas ou avançadas com Rommeo Amin. Vale destacar a quadra da Alemanha, Liberdade e Estiva e os campos da Ilhinha e do Coradinho, contemplados pela emenda do Deputado Federal Weverton Rocha e agora capitaneada por Rommeo e sua equipe.

Nhozinho Santos
Um grande apelo dos torcedores dos principais times profissionais de São Luís é que o Nhozinho Santos pudesse ser devolvido aos campeonatos estaduais e nacionais completamente renovado. A Semdel conseguiu retomar um processo que estava parado e quase perdido e as obras no Nhozinho para revitalização dos vestiários, alambrado e gramado foram iniciadas em novembro de 2017. A previsão é de que no fim deste ano, o Estádio esteja modernizado, mas sem perder o seu charme tradicional e seu ar de ‘caldeirão’. Vale lembrar que a iluminação também será recuperada através de um convênio entre Prefeitura e Governo do Estado e o Nhozinho voltará a receber jogos no turno da noite.


Esporte Amador

Competições amadoras são um dos carros chefes da gestão do Secretário Rommeo Amin. Não somente o futebol vem tendo a atenção da Prefeitura através da Semdel, mas também futebol americano, futsal, artes marciais, surf, capoeira e outros. Dezenas de competições já foram realizadas nesse tempo.