sexta-feira, 16 de março de 2018

INSTITUTO FAZ HOMENAGEM AO EX-DEPUTADO JOÃO EVANGELISTA

Inaugurado recentemente no bairro do São Francisco, o Instituto João Evangelista, uma homenagem do deputado Neto Evangelista ao pai, saudoso presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado João Evangelista, chegou para oferecer  mais oportunidades a crianças e adolescentes . A cerimônia oficial ocorreu no sábado (10), com a entrega de quimonos ao projeto Judoca Cidadão.
Desde dezembro, 86 participantes recebem aulas gratuitas de judô com o professor (sensei) Witaçuci Khlewdyson Bezerra que leciona no esporte há quase vinte anos. “São projetos como esse que mudam a vida das pessoas. Temos 4 turmas com idade de 7 a 14 anos e é só o começo. Sou muito grato pela oportunidade e pelo convite de participar dessas ações” comentou o faixa preta, Witaçuci.
A iniciativa da criação do instituto é antiga e surgiu de um desejo dos familiares e de amigos do ex-deputado João Evangelista. Segundo o filho, Neto Evangelista, o projeto Judoca Cidadão tem outra missão. “Não pretendemos criar apenas atletas e campeões, e sim cidadãos. O judô trabalha a disciplina, a atenção, é um esporte completo. Estou realizado de termos concretizado esse espaço. Sei que meu pai está muito orgulhoso de dar prosseguimento ao legado do meu pai, quem o conhece sabe como ele foi incansável pela melhoria das condições de vida dos maranhenses” afirmou o deputado.

Sobre João Evangelista
 – Considerado um dos mais brilhantes políticos da nova geração de homens públicos do Maranhão, João Evangelista nasceu no dia 03 de junho de 1957, natural de São João Batista, onde viveu parte de sua infância, e faleceu em maio de 2010 no auge de sua carreira política.
João se destacou desde o colégio e logo virou prefeito nas eleições escolares. Aos 13 anos começou a trabalhar para ajudar no sustento da família e aos 18 anos serviu ao exército. Sentindo o chamado para a vida pública, resolveu se candidatar a vereador na eleição de 1984 mas não conseguiu sigla, tendo obtido êxito no ano de 1988.
Com um ótimo desempenho em seu primeiro mandato, João foi reeleito, em 1992, dessa vez com a maior votação já registrada até aquelas eleições. Logo em seguida conduzido por seus pares à Presidência da Câmara Municipal, onde teve destacada atuação à frente do Legislativo ludovicense, cuja marca foi a modernização de sua estrutura e a democratização.
Seu atuante desempenho, o credenciou a conquistar o mandato de deputado estadual em 1994, com a terceira maior votação do estado e a maior da capital, novamente com uma votação jamais obtida por um parlamentar, até aquele ano em São Luís.
Foi reeleito em 1998, em 2002 e em 2006, sendo outra vez o terceiro mais votado. Em 2001 licenciou-se para exercer o cargo de Gerente de Estado da Regional de Zé Doca retornando depois como presidente da Assembleia Legislativa nos biênios 2005/06 e 2007/08.
Suas gestões foram marcadas pela visão empreendedora de valorização da instituição e de seus servidores; projetos relevantes, como Sol Nascente, Parlamento Estudantil; Assembleia na Comunidade, Águas Perenes, entre outras; Ações de comunicação que aproximaram o Legislativo da sociedade, além de comandar a construção de uma das Assembleias Legislativas mais modernas do Brasil, proporcionando aos parlamentares um espaço digno para o trabalho legislativo e para a população, a verdadeira Casa do Povo.
Casado com Dona Georgina e pai de Geórgia e Neto Evangelista, sempre conseguiu manter a família firme e unida, mesmo nos momentos mais difíceis.
Hoje, Geórgia é médica, especializada em Ginecologia e obstetrícia, e o Neto Evangelista é formado em Direito, pós graduando em MBA Executivo em Administração Pública pela FGV, e seguindo os passos do pai, está em seu segundo mandato como deputado Estadual e hoje como Secretário de Estado de Desenvolvimento Social.
Tocador de vídeo
00:00
00:60