terça-feira, 23 de janeiro de 2018

IFMA discute parcerias com a Prefeitura de Paço do Lumiar/MA



O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus São Luís – Maracanã recebeu, na manhã desta terça-feira (23), a visita do prefeito de Paço do Lumiar/MA, Domingos Dutra, e da vice-prefeita Maria Paula. Na ocasião, os gestores estiveram reunidos com a diretora-geral do campus, professora Lucimeire Amorim, para discutir a viabilização de um polo de educação a distância no município.
O Campus Maracanã possui expertise na oferta da modalidade EaD do curso técnico em Agropecuária, tanto na forma subsequente quanto na Educação de Jovens e Adultos, tendo sido promotor de cursos da Rede eTec Brasil em 18 pólos no interior do Estado de 2010 a 2017. A Prefeitura de Paço do Lumiar demonstrou interesse na implantação do polo, mas ainda deverá formalizar convênio com o IFMA. Como contrapartida, o município indicará a equipe de profissionais para coordenação e tutoria no polo e infraestrutura de uma sala de aula em escola do município com computadores com acesso à internet. A proposta é que o curso técnico à distância e a parceria durem de 2018 a 2020.
Outra pauta da reunião foi uma possível parceria entre a Prefeitura de Paço do Lumiar e o IFMA Campus Maracanã para realização de abate da produção das granjas de avicultura do município. Conforme a Instrução Normativa 01/2017 – AGED/MA, agora é possível realizar comércio e circulação de produtos de origem animal oriundos de estabelecimentos com o selo da inspeção municipal em toda a Região Metropolitada de São Luis, da qual Paço do Lumiar faz parte. O abatedouro do Campus Maracanã possui selo de inspeção municipal e a Prefeitura de Paço do Lumiar manifestou interesse em realizar a parceria para utilização da infraestrutura do campus. A unidade do IFMA, através dessa parceria, poderá também ofertar capacitação e treinamento aos produtores de Paço do Lumiar na área de Agroindústria e Avicultura, por meio dos seus projetos de formação inicial e continuada.