quinta-feira, 5 de outubro de 2017

Marcial Lima alerta para arrombamentos de lojas no São Cristóvão


Marcial Lima cobrou ação mais efetiva da polícia contra arrombamentos
O vereador Marcial Lima (PEN) alertou, em discurso na tribuna da Câmara Municipal, para a insegurança no comércio dos bairros de São Luís. Para justificar sua preocupação, ele citou a série de arrombamentos de lojas, no bairro São Cristóvão, no último fim de semana, a maioria instalada ao longo da Avenida Guajajaras.
Marcial Lima lamentou o prejuízo sofrido por empresários do setor de confecções, eletroeletrônicos, autopeças, dentre outros, que já haviam reforçado seus estoques de produtos, planejando-se para o aumento das vendas no fim do ano. Segundo ele, muitos comerciantes estavam em outros estados e foram obrigados a voltar às pressas para São Luis depois que os sistemas de videomonitoramento das suas lojas flagraram bandidos arrombando portas e furtando mercadorias.
O vereador solidarizou-se aos empresários que amargaram prejuízos ao tornarem-se vítimas dos criminosos e observou que nem o esforço do Batalhão da Polícia Militar que cobre a área tem sido capaz de coibir os ataques às lojas. Lembrou também que esse tipo de delito, outrora restrito ao Centro, vem se tornando cada vez mais comum também em bairros como João Paulo, Cohab, Cohatrac, Cidade Operária, Turu, Monte Castelo, Coroado e Coroadinho.
Marcial cobrou uma ação mais efetiva do Serviço de Inteligência da Polícia Militar para identificar e prender os autores dos arrombamentos e assim diminuir o drama dos comerciantes. Ele advertiu que a violência é um fator a mais a travar o desenvolvimento de São Luís, que sem um comércio forte reduz drasticamente suas chances de progresso.
Ainda de acordo com o vereador, um comerciante que sofre perda financeira por causa de um ou mais arrombamentos em seu patrimônio, nesta época do ano, corre sério risco de fechar o ano com dificuldade ou mesmo no vermelho.
Ele mencionou as denúncias que fez quando atuava como repórter da Rádio Mirante AM e da TV Mirante sobre a insegurança no comércio do São Cristóvão e demais bairros da cidade e ressaltou a importância desse segmento, que emprega milhares de pais e mães de família na capital maranhense. Lembrou que quem mais emprega neste país não são os grandes empresários, mas sim os microempresários, que exercem papel crucial na economia do Maranhão e do Brasil.