sexta-feira, 11 de agosto de 2017

Câmara em Pauta

Agradecimento
Roberto Ferreira não tinha apoio algum até receber o auxílio do presidente da Câmara, Astro de Ogum
O lutador maranhense de jiu-jítsu, Roberto Ferreira, destacou em visita à Câmara de São Luís, na manhã desta terça-feira (08), a contribuição que o presidente da Casa, vereador Astro de Ogum (PR), deu a ele para que pudesse ir ao Rio de Janeiro, participar do NAGA (North American Grappling Association) realizado no Brasil. Competindo pela primeira vez no mês passado, Roberto Ferreira, levando o nome da Guigo Jiu Jitsu, saiu com o cinturão da categoria até 91,5 kg, ou faixa marrom pesado. Lutadores de vários países participaram da competição. “Eu não tinha apoio nenhum e ele, Astro, prontamente apoiou. Foi com a ajuda dele que conseguir competir no NAGA, vencer e conquistar cinturão”, disse o atleta.
Agradecimento II
O NAGA é realizado nos Estados Unidos e existe há 22 anos. A competição é composta pela modalidade de luta “Grappling”, que significa “luta agarrada”, como o judô e jiu-jítsu, ou seja, sem socos e chutes. O campeonato juntou estas artes marciais e, dentro dele, foram criadas novas regras. Roberto Ferreira contou que o encontro com o presidente na sala de reunião do Palácio Pedro Neiva de Santana, que é a sede do Parlamento Municipal, serviu não apenas para agradecer, mas também para dividir com o chefe do legislativo o cinturão conquistado na competição internacional.
Poço artesiano
Na indicação encaminhada ao Governo do Estado, Isaías Pereirinha pede uma ação urgente da Caema
A Câmara Municipal aprovou uma indicação do vereador Antonio Isaías Pereirinha (PSL), em que ele pede que o Governo do Estado – por meio da Companhia de Saneamento Ambiental (Caema) – realize os estudos técnicos necessários para instalar um poço artesiano no Jardim São Raimundo, localizado na zona rural de São Luís. No pedido encaminhado ao governador Flávio Dino (PCdoB) e ao presidente da Caema, Carlos Rogério, Isaías Pereirinha pede uma ação urgente da Caema, pois os moradores do Jardim São Raimundo estão sofrendo com a falta de água e impossibilitados de executar serviços básicos em suas residências.
Poço artesiano II
O parlamentar entende que o sistema de captação de água por meio de poços artesianos representa uma solução de acesso à população rural de baixa renda. Na avaliação de Pereirinha, além da melhoria na qualidade da água consumida, haverá também uma redução no aparecimento de doenças em adultos e crianças. Para Pereirinha, o governador e o presidente da Caema atenderão ao pleito dos moradores, pois é dever do poder público garantir melhorias na qualidade de vida da população. “A perfuração poço artesiano atenderá aos anseios dos moradores do Jardim São Raimundo e das comunidades vizinhas”, disse.
Guarda Municipal pode virar PM de São Luís
Pavão Filho forneceu detalhes do seu projeto a dirigentes do Sindicato dos Guardas Municipais
Em fase de tramitação na Câmara Municipal de São Luís projeto, de lei de autoria do vereador Pavão Filho (PDT), que a altera a nomenclatura da Guarda Municipal para Polícia Municipal de São Luís, de acordo com as funções de Polícia que exercem estabelecidas pela Lei Federal nº 13.022, de agosto de 2014. Segundo o vereador, “a Guarda Municipal de São Luís, exerce funções típicas de polícia e a alteração da denominação para Polícia Municipal de São Luís, não afetará seu estatuto jurídico, competências e atribuições, mas trará uma maior identificação perante a população ludovicense, aumentando a sensação de segurança e facilitando a integração entre as diversas forças de segurança pública de São Luís”.
Emenda Parlamentar
A informação foi passada aos dirigentes do Sindicato dos Guardas Municipais, na manhã de quarta-feira (9), em seu gabinete, durante o ato de assinatura da Emenda Parlamentar que Pavão Filho está destinando para o Grupo de Segurança Escolar, da Guarda Municipal de São Luís, para despesas decorrentes das ações desenvolvidas junto as Escolas da Rede Municipal de Ensino, em prol da segurança e da conscientização contra as drogas.
Emenda Parlamentar II
Estiveram presentes no ato de Assinatura do documento que oficializa o repasse da Emenda Parlamentar, o presidente do Sindicato dos Guardas Municipais do Estado do Maranhão – SINGMEMA – Djelson Sales, Júlio José Amaral – Secretário do SINGMEMA, André Colins – Membro do GSE, Bergson Rios – Membro do GSE, Weber Marques – Diretor Financeiro do SINGMEMA e J. Moraes.
Fisioterapia para idosos
Beto Castro sugere que o programa seja executado, também, nos domicílios dos idosos
O vereador Beto Castro (PROS) protocolou requerimento na Câmara Municipal pedindo que a Prefeitura – por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) – realize os estudos técnicos necessários para criar o Programa de Fisioterapia para Idosos, em todas as unidades da rede pública de saúde da capital. A proposição do parlamentar foi aprovada, em plenário, por unanimidade, e será encaminhada, por meio de ofício, pela Mesa Diretora da Câmara ao prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior (PDT), e ao secretário municipal da Semus, Lula Fylho. A expectativa é que ambos aprovem a iniciativa do vereador.
Fisioterapia para idosos II
Beto Castro sugere que o programa seja executado, também, nos domicílios dos idosos e estabeleça a promoção, manutenção, prevenção e recuperação das mudanças fisiológicas das pessoas, ocorridas pelo processo de envelhecimento, respeitando a condição física de cada indivíduo. O parlamentar sugere, ainda, que sejam ministrados nos centros de convivência para os idosos de São Luís, cursos de conscientização do paciente e seus familiares, acerca das limitações imposta pelo envelhecimento, permitindo assim melhor qualidade de vida na terceira idade e o treinamento dos cuidadores.