segunda-feira, 24 de julho de 2017

MedioTec: prorrogadas as inscrições para cursos a distância

  • Cláudio Moraes

As inscrições gratuitas para os cursos técnicos a distância, através do Programa MedioTec, foram prorrogadas até o dia 8 de agosto. São 4.500 vagas ofertadas pelo Instituto Federal do Maranhão (IFMA) para estudantes matriculados no Ensino Médio da rede pública estadual, com idade entre 15 e 19 anos. As vagas serão preenchidas pela ordem de inscrição até atingir o quantitativo de vagas disponíveis, com base na análise do perfil do estudante, sem realização de provas.
De acordo com o gestor de Programas Especiais do Centro de Referências em Tecnologias do IFMA, Valdir Mariano de Souza, o novo prazo foi definido pela Secretaria Estadual de Educação, órgão responsável pela pré-matrícula. “Essa foi a forma que a secretaria encontrou de ampliar as oportunidades aos estudantes”, explicou. “Com a nova data, os alunos da rede estadual já terão retornado das férias escolares e haverá melhores condições de divulgação dos cursos nas unidades”, complementou.
O MedioTec disponibilizou 28 cursos gratuitos pelo IFMA, oferecidos por 14 campi no estado, totalizando 70 turmas. Os alunos, no entanto, podem escolher um polo em 27 municípios, onde haverá encontros presenciais, realizados em turno diferente do qual o aluno estuda na escola de ensino médio, pela manhã ou tarde. Não haverá aulas noturnas.
Inscrições
As inscrições são feitas exclusivamente pela internet. Clique nos link abaixo:
Os estudantes devem se inscrever em uma única opção de curso e utilizar o código SIAEP, que todo aluno da rede pública possui. Também deve ter o seu registro de CPF. Após a seleção efetuada pela Secretaria Estadual de Educação, os estudantes pré-matriculados receberão uma carta de encaminhamento (documento a ser emitido pelo Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica – Sistec), via e-mail, na qual constarão os prazos e as informações para a confirmação de sua matrícula. Eles devem ficar atento à chamada para comparecerem ao campus do IFMA e apresentarem a documentação exigida, como carteira de identidade, certidão de nascimento ou casamento, histórico do ensino fundamental, CPF e comprovante de residência.
Cursos
Os cursos são divididos entre os eixos de Ambiente e Saúde; Controle e Processos Industriais; Desenvolvimento Educacional; Gestão e Negócios; Informação e Comunicação; Produção Alimentícia; Produção Industrial; Turismo, Hospitalidade e Lazer.
Conheça mais sobre o curso selecionado no catálogo nacional de cursos técnicos.
Os cursos são ofertados no âmbito do Programa MedioTec EaD do Ministério da Educação – uma ação do Pronatec que ocorre paralelamente à reforma do ensino médio e que tem, entre seus
propósitos, a formação técnica e profissional como mais uma alternativa para o jovem.
Eles foram definidos pelo Ministério da Educação (MEC) e tem como base um mapeamento de empregabilidade a longo prazo efetuado por outros ministérios. Segundo o MEC, foram consideradas as características e potencialidades dos mercados locais em todo o país.
As aulas se iniciam em 14 de agosto e os cursos tem carga horária definida entre 800 horas e 1.200 horas, com previsão de duração de um ano e meio a dois anos. O estudante receberá duas diplomações, mas somente receberá o diploma do ensino técnico após a conclusão do ensino médio.
Oitenta por cento da carga horária do curso será realizada a distância e 20% na forma presencial em 27 municípios:  Açailândia, Aldeias Altas, Bacabal, Barra do Corda, Barreirinhas, Bom Jesus das Selvas, Carolina, Caxias, Ceilândia, Coelho Neto, Codó, Estreito, Guimarães, Igarapé Grande, Imperatriz, Itapecuru-Mirim, Paraibano, Pinheiro, Presidente Vargas, Santa Helena, Santa Inês, São João dos Patos, São José de Ribamar, São Luís, Senador Alexandre Costa, Timon e Zé Doca.
Para mais informações, podem ser obtidas pelo fone (98) 3235-5197 (Secretaria de Educação do Estado do Maranhão) ou acesse as perguntas e respostas no portal do Ministério da Educação.