sábado, 10 de junho de 2017

Parlamentares Maranhenses se destacam na Unale




A 21ª Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (CNLE) encerrou-se nesta sexta-feira (9), na cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná, com um saldo positivo para a delegação do Maranhão. A Assembleia Geral da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), realizada no encerramento da 21ª Conferência, foi marcada pela eleição do deputado Rigo Teles (PV) para o cargo de tesoureiro geral da Unale.
Os deputados César Pires (PEN) e Stênio Rezende (DEM) foram eleitos para o Conselho Deliberativo da Unale e o deputado Wellington do Curso (PP) foi eleito vice-presidente do Parlamento Amazônico.
A Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais, nesta 21ª edição, foi realizada com a presença de autoridades de todo o país, entre governadores, deputados estaduais e federais, além de prefeitos e vereadores e comitivas de países vizinhos, como Argentina.
Com o tema “O Brasil e suas reformas” a CNLE debateu, até esta sexta-feira (dia 9), os impactos em relação às reformas política, da previdência e trabalhista.
O presidente da comissão organizadora do evento, deputado paranaense Ademir Bier(PMDB), enfatizou a importância do encontro para o futuro do país. “O objetivo foi o de proporcionar uma rica discussão acerca dos segmentos que levarão o país a um futuro promissor. E as Assembleias Legislativas têm um papel de suma importância neste processo”, sublinhou.
Para o presidente da Unale, deputado AdjutoAfonso (PDT-AM), a escolha do tema não foi por acaso. “Conseguimos discutir o que o Brasil precisa. As reformas que o Brasil está precisando e nós temos a obrigação de discutir esse tema. O Brasil precisa de uma reforma eleitoral, pois não temos um sistema eleitoral claro, em que se possa confiar. A reforma eleitoral é a mãe de todas as reformas”, destacou.
O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano (PSDB-PR), anfitrião do encontro, destacou que o Paraná tem muito a mostrar para os outros e serve de referência, seja na gestão do Legislativo ou do Executivo. “A importância vai muito além desse momento, porque nós estamos oportunizando ao Brasil conhecer as experiências do Paraná. Tanto da própria Assembleia quanto do Governo do Estado. Portanto é a oportunidade para que todos os legisladores venham buscar aqui um aprendizado para implementar em seus estados. No Brasil não há mais espaço para covardia, precisamos ser corretos e rápido nas decisões porque a população exige isso”.
O governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), falou da importância do estado receber um evento desta magnitude, que atraiu autoridades dos quatro cantos do país. “Grandes personalidades da política nacional, deputados de várias regiões do país na busca pelo fortalecimento dos legislativos estaduais”, relatou.