quarta-feira, 10 de maio de 2017

Pressa de cartolas antecipa Copa do Nordeste de 2018 para o fim deste mês

Copa do Nordeste terá fase preliminar que definirá quatro participantes para 2018
Copa do Nordeste terá fase preliminar que definirá quatro participantes para 2018
É estranho, mas você não leu errado. É verdade. A Copa do Nordeste de 2018 começará no final de maio. Presidentes de federações da região se reuniram na última terça, na sede da CBF, para discutir a próxima edição da competição, e chegaram a um consenso: o torneio precisa começar o mais rápido possível. A informação foi confirmada pela Federação Cearense de Futebol.
A ideia é que a fase preliminar, que reunirá as oito equipes que brigarão por quatro vagas na fase de grupos (não sabia que a fórmula irá mudar? Entenda neste post), seja disputada no embalo do final dos estaduais. Estarão na briga os vice-campeões de Alagoas, Maranhão, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe, além dos terceiros colocados da Bahia e de Pernambuco. As federações definiram que essa fase será realizada nos dias 24 e 31 de maio.
O curioso é que a Copa do Nordeste de 2018 ainda não tem seu regulamento ajustado oficialmente pela Liga do NE, com anuência da CBF. Não se sabe ao certo quais critérios serão utilizados na fase preliminar, se haverá vantagem para algum clube e se será feito sorteio para definir os confrontos. Para alguns cartolas, muitos clubes ficarão sem calendário no segundo semestre, o que dificultaria as montagens dos times no fim do ano - argumento que cai por terra quando analisamos os times já classificados para este "pré-Nordestão": apenas o Treze-PB terá "férias" na segunda parte de 2017.
É importante ressaltar que a fase preliminar é considerada pela CBF como "Copa do Nordeste - Edição 2018", algo também citado nos regulamentos de todos os estaduais da região.
Outra curiosidade é que os jogos de volta dessa seletiva acontecerão no mesmo dia da grande final da Copa do Nordeste deste ano, disputada por Bahia e Sport, na Arena Fonte Nova.
Os times já classificados para a fase de grupos, que terá 16 participantes, são ABC, Bahia, Botafogo-PB , CRB, Ceará, Confiança, Ferroviário-CE, Salgueiro, Sport e Vitória. Para esta fase, restam apenas os campeões do Maranhão e do Piauí. No pré-Nordestão estão garantidos CSA, Fluminense-BA, Globo-RN, Itabaiana-SE e Treze-PB. Os outros três serão os vices maranhense e piauiense, e o terceiro colocado de Pernambuco, todos ainda indefinidos.