terça-feira, 23 de maio de 2017

Câmara e Ufma querem levar ações de conscientização contra violência de gênero às comunidades





O Seminário sobre Violência de Gênero, promovido pelo Fórum de Enfrentamento às Violências, encerrou os trabalhos na última quarta-feira, 17, no Auditório Central da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), com uma avaliação positiva através de apresentação de resultados e ações, sugeridas por autoridades de várias instituições do Estado que participaram do evento.
A vereadora Bárbara Soeiro (PSC), que reperesentou a Câmara Municipal de São Luís (CMSL), nos dois dias de discussões e debates, diz que conseguiu coletar muitas experiências que servirão de base para uma discussão sobre o tema na Comissão de Defesas dos Direitos e Protagonização da Mulher do Parlamento Ludovicense, por ela presidida.
"A nossa participação neste encontro serviu para coletar experiências que servirão de base para uma discussão sobre o tema na Comissão de Defesas dos Direitos e Protagonização da Mulher da Câmara”, enfatiza a parlamentar.
Ao comentar alguns encaminhamentos visando ampliar o debate, Bárbara Soeiro comentou a parceria entre a Câmara Municipal de São Luís com a Universidade Federal do Maranhão numa cooperação mútua entre as instituições, com objetivo de realizar ações de conscientização sobre violência de gênero nas comunidades da capital maranhense.
A vereadora  afirma que a iniciativa que conta com o apoio da reitora da UFMA, Nair Portela, é uma forma de voltar o olhar às pessoas que estão envolvidas em situação de violência, garantindo direitos fundamentais básicos às famílias.
"A ideia da parceria nasceu da necessidade de conscientizar a sociedade dos dados alarmantes de violência doméstica e familiar contra a mulher, realizando um trabalho de prevenção com a população em geral, em particular com os bairros de maior índice de violência, com o fim de conscientizar a população da importância de ações preventivas em nossa cidade", concluiu.