quinta-feira, 6 de abril de 2017

JEMs 2017 bate recorde histórico de adesões aos jogos



Os Jogos Escolares Maranhenses (JEMs) deste ano alcançaram a maior adesão já registrada na história da competição estudantil. A Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel) registrou inscrições de mais de 100 municípios do Maranhão para disputar os jogos, que reunirá cerca de 75 mil estudantes de todo o estado.
O número é resultado da política desenvolvida pelo Estado para levar as ações governamentais a todos os maranhenses, com um trabalho de divulgação e mobilização dos municípios para promover o crescimento quantitativo e qualitativo dos JEMs.
“Tenho certeza que nenhum estado do Brasil consegue fazer ‘jogos’ com o número de participantes de adesão que nós temos aqui no Maranhão. Se compararmos com um passado mais recente veremos o extraordinário avanço que alcançamos nos dois anos do governo Flávio Dino", disse o secretário do Esporte Lazer, Márcio Jardim.
A 45ª (quadragésima quinta) edição dos JEMs, que será lançada no dia 07 de abril, contará com a participação inédita de 19 municípios: Bequimão, São Vicente Ferrer, Boa Vista do Gurupi, Brejo de Areia, Paulino Neves, Olho D’Água Cunhãs, Belágua, Godofredo Viana, Pio XII, Governador Archer, Conceição Lago Açu, São Raimundo das Mangabeiras, Presidente Sanrney, Paulo Ramos, São Domingos do Azeitão, Vitória do Mearim, Santa Filomena, Alto Parnaíba e Formosa da Serra Negra.
Na última sexta-feira, 31, essa marca histórica de adesão aos JEMs foi comemorada pelos servidores da Sedel. Na ocasião, o superintendente de Articulação com os Municípios e membro da comissão de acompanhamento, avaliação e fiscalização dos jogos, Maxwell Guerra, destacou que ultrapassaram a meta de adesões.“Ultrapassamos nossa meta, com 107 municípios até o momento, e tenho certeza que faremos jogos memoráveis. Isso tudo por conta do trabalho que o secretário Márcio Jardim determinou que fizéssemos: de apoiar o esporte educacional dos municípios”, destacou.
Calendário JEMs 2017
A etapa metropolitana, que envolve escolas dos municípios de São Luís, Raposa, São José de Ribamar e Paço do Lumiar, está marcada para o mês de julho. As etapas regionais também ocorrem no mês de julho. Em agosto será realizada a etapa estadual infantil e os Jogos Paralímpicos Escolares Maranhenses (ParaJEMs). E em outubro a etapa estadual infanto.
Os JEMs constituem a maior competição estudantil do Maranhão, promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel). A competição é composta por 22 modalidades, disputadas nas categorias: infantil (12 a 14 anos) e infanto (15 a 17 anos).