sexta-feira, 17 de março de 2017

Institutos Federais fortalecem parceria com norte-americanos

Fomentar ações que fortaleçam o ensino da língua inglesa e o domínio do idioma é o intuito de visita às instituições consorciadas ao Northern Virgínia Community (NOVA, na sigla em inglês), nos Estados Unidos. Representantes do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), participaram da missão internacional, entre os dias 13 e 17 de março, em Washigton, desenvolvendo projetos para a qualificação de professores e intercâmbio cultural de estudantes da Rede Federal.
O presidente do Conif e reitor do Instituto Federal do Maranhão, Roberto Brandão; o vice-presidente, Roberto Gil; o diretor Financeiro, Cláudio Alex Jorge da Rocha; a diretora de Relações Institucionais, Maria Clara Kaschny Schneider; o coordenador do Fórum dos Assessores de Relações Internacionais (Forinter), Gutenberg Albuquerque Filho; o vice-coordenador do Forinter, Wagner Belo, e a assessora de Relações Internacionais do Conif, Marjorie Cerejo, representam o Conselho na comitiva.
Presidente do NOVA, Ph.D. Scott Ralls, e o presidente do CONIF e reitor do IFMA, Roberto Brandão
Presidente do NOVA, Ph.D. Scott Ralls, e o presidente do CONIF e reitor do IFMA, Roberto Brandão
Em reunião com representantes do NOVA, a delegação brasileira discutiu sobre a criação de programa profissional nas áreas administrativas e de gestão para o desenvolvimento de centros de língua; o incentivo à pesquisa aplicada para professores de inglês; o intercâmbio de estudantes; o aperfeiçoamento de docentes no ensino do idioma e a elaboração de proposta de bolsas de estudos para alunos da Rede Federal.
Até janeiro de 2017, o NOVA recebeu aproximadamente 152 docentes da Rede Federal para o aprimoramento das habilidades linguísticas – compreender, falar, ler e escrever em inglês – a partir da Chamada Pública nº 1/2015-Setec/Capes/NOVA.

Histórico –
 Em outubro de 2016, o Conif assinou Memorando de Entendimento (MOU) com o NOVA para o desenvolvimento de ações para a formação de professores, contribuindo para o fortalecimento da internacionalização na Rede Federal de Educação, Profissional, Científica e Tecnológica.

NOVA –
 Com 15 instituições consorciadas, o NOVA é a maior instituição de ensino público no estado da Virgínia e o segundo maior college nos Estados Unidos, com mais de 75.000 estudantes e 2.600 servidores.