quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Vereadores elogiam interatividade do novo site da Câmara Municipal

Ainda em fase experimental novo layout da Câmara tem aprovação dos vereadores
O site da Câmara de São Luís mudou. Desde a última quarta-feira (02), quem acessa o novo portal (www.saoluis.ma.leg.br) encontra um layout adaptado para garantir maior interatividade e facilitar a transparência e o acesso às informações. O novo formato visa tornar a página eletrônica mais dinâmica, com espaço maior para notícias e novas ferramentas que aumentam a participação dos cidadãos ludovicenses.
Na manhã desta segunda-feira (6), logo após a sessão solene de abertura dos trabalhos relativos ao primeiro período da 19ª Legislatura da Câmara Municipal de São Luís, vários parlamentares comentaram a novidade, após o lançamento. Os vereadores Estevão Aragão (PSB), Honorato Fernandes (PT), Pedro Lucas (PTB), Marcelo Poeta (PCdoB) e Osmar Filho (PDT) parabenizaram o chefe do legislativo, vereador Astro de Ogum (PR), e toda a equipe da Superintendência de Comunicação Social da Casa pelas inovações implantadas no portal de notícias do parlamento municipal.
Para Estevão Aragão, as inovações facilitam ainda mais o acesso dos internautas às informações acerca das ações dos vereadores e dos serviços prestados pela Câmara. “O novo site surge como resultado e reflexo de uma mudança do modelo de produção de conteúdo. É uma aposta na agilidade e na qualidade da informação jornalística, pois as inovações facilitam ainda mais o acesso dos internautas às informações acerca das ações dos vereadores e dos serviços prestados pela Câmara”, destacou.
Da mesma opinião compartilha Honorato Fernandes. Segundo ele, o que se vê hoje é a Câmara dar um passo muito importante na velocidade da veiculação da notícia. “O programa ‘Câmara em Destaque’, por exemplo, veiculado na Rádio Difusora AM; e o ‘Câmara em Ação’, veiculado na televisão, agora estarão na página da internet, disponibilizando, para todos, arquivos que estarão armazenados para qualquer internauta acessar e ter conhecimento das propostas que são apreciadas e aprovadas nesta Casa”, afirmou.
Os vereadores destacaram ainda um espaço dedicado a eles em que mostra a foto com o histórico de cada um dos 31 representantes do legislativo. “Parabenizo o presidente Astro [de Ogum] pelo novo formato da página eletrônica da Câmara na internet. Realmente, está bem mais fácil de navegar e localizar assuntos de interesse e a foto com histórico de cada um dos 31 vereadores”, elogiou Marcelo Poeta.
A maioria das declarações dos parlamentares mostra que a novidade foi aprovada, pois segundo eles, o site inova ao apresentar ferramentas de acessibilidade, em diferentes navegadores com opções por letras maiores e por uma tela com contraste destacado para facilitar a leitura.
“Naveguei por vários sites de câmaras do país. Vi que o site da Câmara de São Luís é, hoje, um dos melhores, a nível nacional. Eu gostei, por exemplo, da interatividade que ficou mais evidente no novo site com opção de “curtir” a notícia no Facebook ou reproduzi-la no Twitter, Whatsapp e Instagram. Eu mesmo constantemente utilizo esses canais de mídias sociais para interagir com meus eleitores. Com essa opção será mais pratico compartilhar nossas ações aqui”, ressaltou Pedro Lucas.
O vice-presidente da Mesa Diretora, vereador Osmar Filho, destacou que as inovações no site significam mais um avanço desta administração, que tem à frente o Astro de Ogum, para que o Parlamento municipal possa melhor levar a todos os cidadãos de São Luís e do mundo as ações de todos os 31 vereadores com assento na Casa. “Além do designer moderno, facilidade de navegação, rapidez no acesso, maior disponibilidade de serviços, o novo site da Câmara vai disponibilizar diariamente aos cidadãos de São Luís e do mundo as ações de todos os 31 vereadores com assento na Casa”, concluiu.
A superintendente de Comunicação, Itamargareth Correia Lima, explicou que por conta da transferência do site antigo para o atual, os conteúdos encontram-se em fase de transição, mas todas as informações serão revisadas e atualizadas nos próximos dias. Ela destacou também que a equipe de comunicação da Casa e os assessores de vereadores deverão passar por um treinamento sobre as inovações do novo portal.
“A página da Câmara na internet agora está com uma aparência mais leve e, ao mesmo tempo, abrangendo um maior número de notícias na capa. O site já está no ar, mas por enquanto, os conteúdos encontram-se em fase de transição, por conta da transferência do site antigo para o atual. No entanto, todas as informações serão revisadas e atualizadas nos próximos dias. Além disso, nos próximos dias estaremos realizando um treinamento com a equipe de comunicação da Casa e os assessores de vereadores sobre as inovações do novo portal”, afirmou.