quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

IFMA abre 80 vagas em cursos da Educação de Jovens e Adultos (EJA)


O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus São Luís – Maracanã divulgou edital em que disponibiliza 80 vagas no processo seletivo aos cursos técnicos de nível médio na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) para o ano de 2017. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas presencialmente ou pela internet, no prazo do dia 2 de janeiro a 2 de fevereiro.
Os candidatos que optarem pela inscrição presencial deverão preencher questionário socioeconômico e formulário anexos ao edital, entregando-os na sala da equipe multiprofissional do campus de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 14h ás 17h. Para se inscrever pela internet, é preciso enviar o material para o e-mail eja.maracana@ifma.edu.br até as 23h59 do dia 2 de fevereiro.
Estão sendo ofertados os cursos técnicos em Agropecuária e Cozinha na forma integrada – modalidade em que, além da formação técnica, os alunos selecionados também concluirão o Ensino Médio no IFMA. O critério de seleção será a análise do questionário socioeconômico, que considera aspectos como tempo fora da escola, idade e renda familiar per capita. O resultado do seletivo deverá ser divulgado no dia 7 de fevereiro de 2017.
Sistema de cotas – Em cada curso, 50% das vagas serão destinadas aos candidatos egressos de escola pública. Dessas vagas, metade serão reservadas aos candidatos com renda familiar bruta igual ou inferior a um salário mínimo e meio e a outra metade será reservada aos candidatos com renda familiar bruta superior a um salário mínimo e meio. O Instituto reserva também, em cada curso, 5% das vagas para os candidatos com deficiência.