quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Eliziane apresenta campanha contra as drogas em Barra do Corda e Grajaú



               “Ela pediu o engajamento de todos e a realização de ações preventivas nas cidades”

A coordenadora da Comissão Externa sobre consumo de drogas entre jovens, deputada federal Eliziane Gama (PPS-MA) apresentou na manhã desta quinta-feira (26), a campanha “Maranhão contra as drogas” na cidade de Barra do Corda e de Grajaú.

Nos dois eventos, Eliziane enfatizou a importância do engajamento das autoridades e de representantes da sociedade civil, principalmente para a realização de ações preventivas. Ela também falou sobre a necessidade de criação de um número de telefone nacional, aos mesmo moldes do “Disque 100”.

“Esta é uma campanha para a família maranhense e para nossas crianças e adolescentes. Estamos trabalhando uma vasta campanha educativa”, destacou

Em Barra do Corda, o evento contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, vereador Gil Lopes; do Delegado Regional da Polícia Civil de Barra do Corda, Renilton Ferreira; do Promotor de Justiça Edilson Santana de Sousa; além de vereadores, conselheiros tutelares, representantes de comunidades terapêuticas, de secretarias municipais e assistentes sociais.

O Delegado Renilton Ferreira apresentou dados sobre apreensões de drogas e falou sobre a realidade local de tráfico e consumo de entorpecentes. “É extremamente importante esta campanha, pois vivemos um momento de crise. O que acontece nos presídios é resultado da omissão das autoridades em arregaçar as mangas e enfrentar o problema”, disse.

A vereadora Kassi, representante da comunidade indígena de Barra do Corda falou sobre a realidade das reservas indígenas. “Quero me colocar à disposição para contribuir com esta campanha e juntar forças. É necessário convocar também a Funai para prestar esclarecimentos referentes aos crimes que ocorrem nas reservas”.

A coordenadora municipal do Centro de Atenção Psicossocial, Rariela Carvalho disse que a maioria das internações e atendimentos é relacionado a álcool e drogas.

Já pastor Rocha Jr. da Casa Resgate de Barra do Corda enumerou os desafios das comunidades terapêuticas e falou sobre a intenção de abrir uma casa feminina na cidade. “É preciso dar valor e importância as comunidades terapêuticas”, afirmou.

Já em Grajaú, estiveram presentes na Câmara Municipal o vice-prefeito da cidade, Gleison Torres; a primeira dama, Leonice Arruda; os secretários municipais; vereadores; conselheiros tutelares; lideranças religiosas e comunitárias.

“Deixo firmado em nome do prefeito a adesão a esta campanha”, disse o vice-prefeito.

Os atletas mirins da cidade e representantes das escolinhas de futebol também participaram do evento.

As autoridades do município também assumiram a campanha na cidade. “O município se colocará integralmente a disposição desta campanha contra as drogas. Nós vamos cair em campo”, afirmou Leonice Arruda, primeira dama de Grajaú.

Nesta sexta-feira (27), Eliziane Gama apresentará a campanha “Maranhão contra as drogas” em Imperatriz-MA.