terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Ranking da CBF confirma Sampaio é o melhor do Maranhão

Este ano, a campanha do Sampaio Corrêa não foi a que a torcida maranhense, e em especial o grande Universo Tricolor esperavam, até porque o clube acostumou sua torcida “mal”, com muitas conquistas nos últimos quatro anos.
E por falar nelas, a CBF divulgou seu ranking oficial, que analisa o desempenho dos times do futebol brasileiro, e mais uma mais vez, para o deleite dos bolivianos, o Sampaio está a frente de todos os adversários no Maranhão, ocupando a 36ª posição, enquanto o segundo colocado, o Moto Club está na 88ª posição.
Uma diferença muito grande, explicada pelas conquistas da Série D, invicta em 2012; acesso a Série B, em 2013 e as belas campanhas na segunda divisão, em 2014 (10º) e em 2015 (8º). Isso, sem contar as participações na Copa do Nordeste e Copa do Brasil.
A posição que o Sampaio Corrêa ocupa é importantíssima para o futebol maranhense, principalmente, se levarmos em consideração que está acima de clubes com mais poderio financeiro e estrutura mesmo, como: Fortaleza, Remo, Juventude, Portuguesa, Vila Nova, Botafogo/PB, Londrina e tantos outros.
Isso mostra, quê, nos últimos anos, foi feito um trabalho de soerguimento do futebol maranhense, que sofreu neste ano, um grande ‘acidente de percusso’, mas que o presidente do Sampaio, Sergio Frota, tem tudo, porque sabe a fórmula das conquistas, para dá a volta por cima. Frota tem crédito, e não pode ser crucificado pelos erros cometidos, responsabilizado sim, pois ele é o mandatário, porém, o seu histórico na Bolívia é de quem sempre soube superar as adversidades.
Às vezes não damos o menor valor para momentos e destaques alcançados, somo imediatistas, e aqui no Maranhão se desenvolveu muito a “teoria da crítica pela crítica”, sem analisar de fato, o que aconteceu e levar um pensamento do construtivismo, nós pensamos muito na execração, é assim no nosso futebol. Esquecemos rápido o que foi feito, e não pode ser assim, afinal o que queremos para o futebol daqui???
Será que o Fortaleza, o Juventude, o Remo não gostariam de está no posicionamento do Sampaio a nível nacional, no ranking da CBF? Claro que sim, e se perguntarmos lá fora, quais são os favoritos do grupo A da Série C de 2017, duvido que não tenha ninguém que fale que o Sampaio está entre eles…
É claro que ninguém fica satisfeito, nem deve com um rebaixamento, dói muito para a torcida, o presidente, que é um torcedor, à imprensa e todos que amam o futebol maranhense, mas daí dizer que tudo está errado, não me parece ser razoável, desprezar tudo que foi feito pela diretoria fora, dessa maneira.