quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

PRÊMIO REMADD 2016 SERÁ ENTREGUE EM AUDIÊNCIA PÚBLICA


                        Deputado Cabo Campos promove segunda audiência pública sobre drogas

A primeira edição do Prêmio REMADD 2016 será realizada na ocasião da Segunda Audiência Pública de Políticas Sobre Drogas que será realizada no próximo dia 3 de janeiro no Auditório Alberto Abdalla na FIEMA.
A Segunda Audiência Pública de Políticas Sobre Drogas faz parte da agenda de compromissos do deputado estadual Cabo Campos e tem sido tema prioritário em seu mandato. “Fui vítima do alcoolismo e venci esta doença, portanto não medirei esforços para auxiliar pessoas, instituições e fortalecer as políticas públicas sobre drogas que deve ser tratada como uma questão social, de saúde pública e, com intensa participação de todos: governos, comunidades terapêuticas, família, sistemas de educação e esporte, igrejas, segurança pública e da sociedade como um todo" justifica o deputado Cabo Campos.

Na primeira audiência realizada no dia 9 de dezembro no Auditório Neiva Moreira (TV Assembleia) na Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão que contou com a presença de representantes dos governos estaduais e municipais além do presidente do Conselho Estadual de Políticas Sobre Drogas do Piauí José Gouveia, houveram os seguintes encaminhamentos: Unificação das Frentes Parlamentares com readequação na nomenclatura, Revisão das Leis de Políticas Sobre Drogas já criadas desde 2004 na Assembleia Legislativa e que não estão em uso, Direcionamento de recursos financeiros específicos para Saúde Mental, Realizar Encontro Estadual de Políticas Sobre Drogas no campus da UFMA, Criação da Coordenadoria Estadual de Políticas Sobre Drogas ligada ao Gabinete do governo entre outros.
Já para a Segunda Audiência tratará de um resgate histórico das políticas sobre drogas no Maranhão desde a década de 1950, a partir da chegada dos Alcoólicos Anônimos (AA) ao Maranhão. De lá pra cá várias ações, projetos e instituições foram criados, com o intuito de cuidar de pessoas com dependência química, de prevenir que crianças caiam nas garras das drogas e de fortalecer o combate ao tráfico através das forças de segurança.
O ponto alto do evento será a entrega do PRÊMIO REMADD 2016 de valorização à vida, que tem por missão honrar todos aqueles que atuam na prevenção, tratamento, cuidado, legislação, combate e reinserção de acordo com as políticas sobre drogas. A Rede Maranhense de Diálogos Sobre Drogas (REMADD) é uma instituição que nasceu com a missão de visibilizar as entidades que praticam as bases dessa política no âmbito do Estado do Maranhão: “A REMADD vem propor que seja aplicada a título de urgência a implementação das políticas públicas sobre drogas estadual de acordo com Lei Federal nº 11.343, de 23 de agosto de 2006 e assim poderemos avançar em conjunto. Esse prêmio tem por finalidade reunir os atores sociais que hoje realizam ações nessa política pública e estamos contando com o deputado Cabo Campos que tem nos auxiliado desde o início de nossa criação, para que se oficialize o Conselho Estadual e possamos interagir de modo legítimo com representatividade” concluiu Erisson Sousa, presidente da REMADD.
Já durante a tarde será realizado o Primeiro Seminário para Profissionais do Alcoólicos Anônimos do Maranhão (AA) em comemoração aos 60 anos da entidade no Estado e terá como palestrantes Hamilton Raposo psiquiatra, Jaira Freixiela Adamczyk, custódia não alcóolica e presidente da junta de Serviços Gerais de A A no Brasil, drª Helena Duallibe, médica e secretária de saúde do município de São Luís e drª Selma Muniz Marques, doutora em políticas públicas pela UFMA.