segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Praças revitalizadas em São Luís são opções de lazer nas férias

Com as férias de fim de ano, a criançada se prepara para curtir os dias de folga da rotina escolar. Pais e mães devem ser criativos na escolha da programação de lazer e uma opção, que está bem pertinho de casa, são as praças. A Prefeitura de São Luís promoveu uma série de melhorias nestes espaços públicos com obras de construção, reforma e requalificação, deixando estes ambientes mais atrativos para as comunidades, e, principalmente, para as crianças. As mais de 30 praças revitalizadas e construídas pela Prefeitura se transformaram em locais de esporte, lazer e atividades culturais gratuitas e próximas de casa.
Nas áreas reformadas, as famílias com suas crianças podem andar de bicicleta, passear, fazer caminhada, organizar jogos ou apenas passar o tempo contemplando a paisagem. O presidente do Instituto Municipal de Paisagem Urbana (Impur), Luís Carlos Borralho, ressaltou que as praças e espaços públicos têm hoje uma realidade melhor, a partir das ações da Prefeitura. “Isso é percebido, não apenas esteticamente, como também no sentimento de pertencimento das famílias. Hoje, além do lazer, esporte e entretenimento, estes espaços proporcionam acolhimento aos públicos de todas as idades e para as crianças, nestas férias, são um atrativo a mais”, disse Luís Borralho.
Na Vila Palmeira, a Praça da Criança foi toda revitalizada e em nada lembra o antigo espaço sem estrutura e sem atrativos. É só chegar o fim de tarde que muitos meninos e meninas aparecem para brincar. O espaço ganhou escorrega, gangorra e balanço.
A Praça do Letrado, no Vinhais, é patrimônio da comunidade e está sempre ocupada pelas crianças, jovens e adultos em atividades de lazer ou no bate papo. É o principal ponto de encontro de quem mora na localidade. O espaço amplo também  foi completamente recuperado pela Prefeitura e possui áreas comuns para pessoas de todas as idades, promovendo a integração social.
MAIS LAZER 
Outra praça que oferece opções de lazer para as crianças se divertirem nessas férias é a praça Irmã Gabriela Torselli, na Avenida Mato Grosso, no Turu. A área está cercada para a criançada, tem chão de areia e brinquedos adequados ao público infantil – um balancinho, um escorrega e uma gangorra que fazem a alegria dos pequenos.
A praça do Turu foi estruturada com uma academia de saúde, canteiros, arborização com plantio, recuperação do calçamento, pintura geral e instalação de rampas de acessibilidade. O espaço ganhou também nova iluminação, em LED.
No bairro Cohab Anil II, a Praça Ruy Frazão possui áreas de convivência e as crianças ganharam um coreto de madeira com escada para escalar. Abaixo deste, vários pontos de balanço. Uma gangorra ao lado completa o espaço de diversão.
A Praça das Árvores, no Cohatrac é outro espaço de lazer que atrai a criançada. Com a reforma ganhou diversos brinquedos – playground, balanço, escorrega e gangorra. A praça recebeu ainda novo calçamento em pedras, canteiros, serviços paisagísticos e de arborização, equipamentos para ginástica ao ar livre e nova sinalização.
As ações de melhorias e revitalização das praças da capital contemplaram ainda as praças do Pantheon (Centro), Praça do Circo Escola (Cidade Operária); as praças da Camboa e Carlos Chaib (Camboa); Praça José de Ribamar dos Santos Corrêa (no bairro Rio Anil); Praça da Roxinha (Ipase de Baixo); Renascer e Ruy Frazão, (Cohab); as praças Verão, Praça Jackson Lago (Cohatrac), entre outros logradouros. A execução dos serviços tem a coordenação do Impur, da Secretaria de Habitação e Urbanismo (Semurh) e da Subprefeitura do Centro Histórico.