segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Deputado Cabo Campos realiza Audiência Pública sobre Drogas



O Fundo Estadual de Políticas Sobre Drogas e as dotações orçamentárias do PLOA 2017, foram alguns dos temas que nortearam a Audiência Pública sobre Drogas, promovida pelo deputado Cabo Campos na última sexta-feira (09), na Assembleia Legislativa. O debate que durou mais de quatro horas obteve muitos avanços e e contou com a participação de representantes da sociedade civil organizada, entidades e autoridades.



A discussão proposta pelo deputado estadual Cabo Campos levantou questões como: 

 Qual o caminho que queremos traçar para que se haja cada vez menos usuários nas ruas? 

Qual a meta que queremos atingir em 2017, para ter resultados mais satisfatórios entre as famílias dos usuários?

 Quem é responsável pelo quê, nessa composição de Políticas Sobre Drogas no estado e município?

Essas e outras questões como: o Fundo Estadual de Políticas Sobre Drogas e as dotações orçamentárias do PLOA 2017 alimentaram as discussões.


Avanços
A Rede Maranhense de Diálogos Sobre Drogas - REMADD, contou com total apoio do deputado Cabo Campos e do seu gabinete, onde traçaram juntos com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social - SEDES, um perfil das comunidades terapêuticas (CTs) da região metropolitana. 

A Secretaria de Saúde do Estado através do Departamento de Saúde Mental realizou uma reunião com CTs no sentido de gerar um banco de dados para possibilitar o apoio deste setor as entidades.

 Esses avanços são frutos da insistência do deputado Cabo Campos para que os centros de tratamentos possam ser reconhecidos e tenham definitivamente vias para financiamentos. 

O deputado Cabo Campos destacou importância da implementação do  Plano Estadual de Políticas Sobre Drogas, para facilitar o combate, "Certamente precisamos implementar o Plano Estadual de Políticas Sobre Drogas, pois através deste recurso poderemos pensar com legalidade sobre uma melhor prevenção nas escolas e comunidades. Poderemos articular as entidades que realizam o cuidado de pessoas em situação de rua e que são afetados pelo uso abusivo de álcool e outras drogas, teremos mais CAPS AD, funcionando e técnicos a disposição das famílias", disse o deputado Cabo Campos.

Para Margareth Cutrim a Audiência foi importante por reunir todos os elementos que tratam da questão do combate às Drogas, "Aqui conseguimos reunir todos  e juntos podemos conhecer o esforço que o governo tem feito pra realinhar o sistema Estadual de Políticas sobre Drogas, parabenizo o deputado por mais essa iniciativa", afirmou.

Já para Márcia Rodrigues, diretora geral do CAPs AD, o evento foi fundamental para a união de forças para a construção e melhoria das políticas sobre Drogas tanto a nível de estadual e municipal, "O município sempre esteve de braços abertos para essas iniciativas, eu pessoalmente confio na boa intenção do deputado Cabo Campos e a gente entende que aqui hoje, representando todo um trabalho que nós desenvolvemos no tratamento de pessoas com dependência química e com as propostas aqui apresentadas pelo deputado ao  governo e município, tudo isso só vai melhorar e contribuir com o nosso trabalho", afirmou. 

Segundo Erisson Souza, o apoio do deputado Cabo Campos tem sido muito importante, " O deputado tem levantado essa bandeira de forma extraordinária, nunca antes um deputado se colocou nessa posição, claro, ele viveu essa situação, enquanto pessoa e ele venceu também as drogas, então é disso que a gente precisa, de parlamentares que tenham vivido o que o povo viveu, de parlamentares que sofreram o que o povo sofre, e a gente tem um no Maranhão e ele se chama, Cabo Campos", afirmou emocionado o representante da REMADD. 

 Estiveram presentes representando o Governo do Estado, Margareth Cutrim, representando o município de São Luis, Márcia Rodrigues diretora geral do CAPs AD - São Luis,  José Gouveia Oliveira presidente do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas do Estado do Piauí  - (PI), representantes da Rede Maranhense de Diálogos Sobre Drogas - REMADD, Erisson Souza, Federação das Comunidades Terapêuticas Evangélicas do Brasil - FETEB.