segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Prefeitura entrega 280 títulos de propriedade para moradores do Santa Cruz

17326_whatsappimage2016-11-05at19.09.49
A Prefeitura de São Luís entregou neste sábado (5) títulos de propriedade para 280 famílias do bairro Santa Cruz. A solenidade de entrega dos documentos foi realizada na sede da União de Moradores do Santa Cruz, localizada à rua da União. A Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh) já contabiliza cerca de 5 mil títulos de propriedades entregues desde 2013.
A entrega dos títulos de propriedade é parte do programa de regularização fundiária “Minha Casa Legal”, implementado na atual gestão logo no primeiro ano de governo. A ação, histórica para a cidade, não acontecia desde 1992, na gestão do então prefeito Jackson Lago. Com os títulos de propriedade, as famílias têm garantida a posse dos imóveis em que residem, localizados em terrenos ocupados espontaneamete ao longo da história da cidade.
Acompanhado da primeira-dama, Camila Holanda, dos vereadores Josué Pinheiro e Osmar Filho e do secretário adjunto da Semurh, Praxedes Sousa Marques que na ocasião representou o secretário Diogo Lima, o prefeito Edivaldo foi recebido por um grande números de moradores dos bairros Santa Cruz, Vera Cruz e Radional. “Os documentos que entregamos aqui hoje são fruto de um esforço conjunto das equipes da Prefeitura de São Luís. Com os títulos de propriedade de seus imóveis, garantimos o acesso à cidadania às famílias aqui beneficiadas. Estamos promovendo o maior programa de regularização fundiária realizado na história de São Luís. Podemos dizer, com alegria, que estamos retomando o caminho trilhado pelo prefeito Jackson Lago”, disse o prefeito Edivaldo.
O prefeito ainda relembrou o cumprimento de compromissos assumidos com a população e enumerou obras atualmente em execução pela Prefeitura de São Luís como a construção do Novo Hospital da Criança, da Maternidade da Cidade Operária e de sete unidades de ensino, entre outros serviços em curso.
Irotildes França, empregada doméstica aposentada, moradora da rua São Cristovão, no Santa Cruz, há 30 anos declarou estar emocionada ao receber o título de propriedade da casa. “Esse é um benefício que espero há muitos anos. Agorapoderemos fazer algumas melhorias na nossa casa”, disse Irotildes.
A regularização fundiária também garante cidadania às famílias beneficiadas, possibilitando inclusão social e incentivando o desenvolvimento regional, uma vez que dá acesso a uma série de outros direitos como linhas de crédito voltadas para a melhoria de suas moradias.
Santa Cruz
O bairro do Santa Cruz foi ocupado de forma espontânea a partir do ano de 1966. Hoje, aproximadamente 1.700 famílias residem no local. Em abril deste ano a Prefeitura de São Luís já havia entregue títulos de propriedade a cerca de 400 famílias no bairro. Desde 2013, já são cerca de 5 mil títulos de propriedade entregues, em bairros como Coroadinho, Vila Nova e Residencial Alcântara.
O presidente da União Beneficente do Santa Cruz, Mário Carneiro Coutinho, mencionou a parceria com a Prefeitura de São Luís como uma das soluções para os superar problemas da comunidade. “Com a parceria da Prefeitura a comunidade sóvai melhorar. O prefeito Edivaldo será sempre bem-vindo nessa comunidade e foi nesta gestão que este bairro, que havia recebido asfalto há 30 anos, voltou a ser visto graças à parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura”, disse.
17326_whatsappimage2016-11-05at19.03.28