sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Dia do comerciário será comemorado nesta segunda-feira


sindcomercio
Lojas e comércio em geral da capital não funcionam nesta segunda-feira (24). Devido à comemoração do dia do comerciário, São Luís terá um dia de folga, por causa do feriado, lojas e comércios estarão fechados. O Dia do Comerciário é comemorado no dia 30 de outubro, mas, devido a um acordo do Sindicato dos Comerciários a data será celebrada pela categoria nesta segunda-feira (24).
Com isso, o expediente de lojas, supermercados, shoppings, bancos e demais estabelecimentos comerciais da cidade sofrerão alterações. Por causa do feriado, as lojas da Rua Grande ficam fechadas. Nos shoppings da capital, a situação é semelhante.
No São Luís Shopping, lojas e quiosques permanecerão de portas fechadas, mas as lanchonetes e restaurantes da praça de alimentação funcionam a partir das 12h até as 22h. As salas de exibição no cinema funcionam no mesmo horário.
No Shopping da Ilha, no Maranhão Novo, lojas e quiosques estarão fechados e a raça de alimentação e os serviços de lazer funcionarão das 12 às 22h.
No Pátio Norte Shopping, apenas a praça de alimentação, o parque infantil e o Cinema funcionarão do meio-dia até 22h.
O Rio Anil Shopping, por sua vez, entra em funcionamento a partir do meio dia. A praça de alimentação e o parque infantil ficam abertos das 12h às 22h. E o cinema seguirá a programação nacional.
Academias, lojas, quiosques, bancos, conveniências e supermercados permanecem fechados.
O funcionamento dos bancos também costuma ser alterado em dias de feriado, mas, devido à greve que durou aproximadamente um mês, os bancos devem funcionar normalmente, das 09 às 15h, devido ao horário de verão.
Os trabalhadores do comércio terão direito a folga no feriado do Dia do Comerciário, celebrado na próxima terça-feira, garantido pela Convenção Coletiva de Trabalho (CCT). A Federação dos Empregos dos Empregados no Comércio de Bens e Serviços do Norte e Nordeste (Feconeste) afirmou que, caso as empresas descumpram o acordo, poderão ser multadas, além do pagamento de forma dobrada pelo trabalho em dia dito especial.
O dia de descanso contempla os trabalhadores varejistas e atacadistas, além dos que atuam com distribuição, logística, agentes autônomos do comércio e de prestação de serviços. O Presidente da Feconeste, Valmir Lima, adverte que o Dia do Comerciário é um feriado inegociável, assim como o Dia da Paz Mundial (1º de janeiro), o Dia do Trabalho (1º de maio) e o Natal (25 de dezembro).