terça-feira, 25 de outubro de 2016

Câmara de São Luís homenageia UFMA por seu jubileu

Vereadora Rose Sales entrega à pró-reitora Dorlene Aquino placa em homenagem aos 50 anos da UFMA

Os 50 anos de fundação da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) foram lembrados nesta segunda-feira, à tarde, pela Câmara de Vereadores de São Luís, durante uma sessão especial realizada no plenário Simão Estácio da Silveira. O evento foi proposto pela vereadora Rose Sales (PMB) e aprovado em junho por unanimidade, em sessão ordinária.
Além da vereadora e seus colegas José Joaquim Guimarães Ramos (PSDB) e Manoel Rego (PP), compareceram à homenagem a professora e pró-reitora de Ensino, Dorlene Aquino, representando a reitora Nair Portela, que está de viagem a Chapadinha, a promotora de Defesa da Educação, Luciane Belo. Outros que prestigiaram o evento foram o assessor da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), Claudio Azevedo, representando a instituição, a professora e presidente da Associação Comercial do Maranhão (ACM), Luzia Rezende, do Sistema S, a pastora Maria de Lourdes Belo, dentre outros convidados.
Ao justificar a homenagem, na tribuna da Câmara, a vereadora Rose Sales disse que “a Universidade Federal do Maranhão tem cumprido um papel de excelência no ensino, pesquisa e extensão”. Ela frisou que testemunha isso por si, pois ali graduou-se e fez mestrado em Educação. No final de sua fala, ela desejou vida longa à instituição, para felicidade dos seus alunos.
Cumprindo papéis
A pró-reitora Dorlene Aquino, ao fazer uso da palavra, agradeceu a homenagem e pediu desculpas pela ausência da reitora Nair Portela, que está em missão oficial ao interior. Ela fez uma retrospectiva dos fatos que deram motivo à fundação da universidade, em 1966 e, lembrando os depoimentos e testemunhos dos que a antecederam, exaltando a contribuição dada para as suas vidas pela instituição, afirmou:
“Quando as histórias de ex-alunos se cruzam de modo positivo com a da Universidade Federal do Maranhão, cumpre dizer que a instituição respondeu ao papel para o qual ela foi criada.
Exaltaram da tribuna da Câmara os feitos da Universidade, além dos vereadores citados, a promotora de Educação, Luciane Belo, e o professor licenciado em Pedagogia pela instituição José Ribamar Ferreira.
A placa em homenagem da Câmara à UFMA foi entregue à pró-reitora Dorlene Aquino pelos vereadores Rose Sales, José Joaquim e Manoel Rego. No final, como parte do evento, o também ex-aluno da UFMA e ator Daniel Tourinho fez uma representação, a propósito da importância de se estudar. Ele representou o cantor João do Vale como pessoa que não estudou, fez amigos doutores e só aprendeu a fazer baião, pelo que lamentou, já que seus colegas de infância nem fazer música aprenderam.