sexta-feira, 10 de junho de 2016

Sousa Neto inicia discussão sobre instalação do Polo Industrial de Bacabeira


O deputado estadual Sousa Neto (Pros), presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, reuniu-se, na manhã desta quarta-feira (8), com representantes de entidades da sociedade civil interessadas em discutir sobre a instalação do Polo Industrial do município de Bacabeira.
Durante o encontro, Sousa Neto ouviu relatos de líderes comunitários preocupados com impactos ambientais e com o remanejamento de famílias que moram nas áreas onde vários empreendimentos industriais deverão ser instalados.
Além de líderes comunitários, a reunião desta quarta-feira contou também com a presença do defensor público Alberto Guilherme Tavares Araújo e Silva; do advogado Rafael Silva, da Comissão de Direitos Humanos da OAB-MA; e do padre Flávio Lazzarin, da Comissão Pastoral da Terra (CPT).
Os participantes desta reunião fizeram relatos da atual situação de famílias que moram em áreas dos campos de Perizes, que serão remanejados de suas casas, e deverão ser diretamente afetados pelos impactos ambientais dos novos empreendimentos industriais que irão se estabelecer na cidade de Bacabeira.
Para aprofundar a discussão sobre o assunto, o parlamentar marcou uma nova reunião, que deverá ser realizada às 8h30 do dia 21 de junho. Para este novo encontro, deverão ser convidados os secretários de Estado do Meio Ambiente, de Indústria e Comércio e dos Direitos Humanos, além do prefeito de Bacabeira, Alan Linhares; e de representantes da Câmara de Vereadores e de representantes da Procuradoria Geral do Estado (PGE) e do Ministério Público Estadual (MPE) e do Ministério Público Federal (MPF).
“É pertinente toda esta preocupação com o projeto do Polo Industrial de Bacabeira, porque a sociedade precisa discutir e estar consciente dos impactos ambientais e sociais que serão ocasionados em toda esta região.  Por esta razão, vamos realizar uma reunião ampliada, com diversos deputados, para tratar deste assunto”, afirmou o deputado Sousa Neto.