sexta-feira, 3 de junho de 2016

Câmara de São Luís realiza sessão especial em homenagem aos 50 anos da Faculdade Pitágoras



Uma sessão especial realizada na tarde de quarta-feira, dia 1º de junho, comemorou os 50 anos da Faculdade Pitágoras. A solenidade atendeu a um requerimento de autoria do vereador Ivaldo Rodrigues (PDT), como forma de reconhecimento à importância da instituição na capital maranhense e à sua contribuição para a educação superior.
Representando a faculdade, o diretor-geral da instituição, professor Joel Oliveira Gomes, fez um pronunciamento em que destacou a trajetória da universidade no Estado, os valores inseridos e a missão com o ensino superior. Agradeceu também as parcerias importantes ao desenvolvimento da instituição e enfatizou o empenho de professores e acadêmicos para o sucesso de seus projetos.

— A educação é algo que a gente constrói diariamente e o Pitágoras se propôs há 50 anos em colaborar com o Brasil, com a questão da construção de uma educação de qualidade, que pudesse dar acesso cada vez mais brasileiro no ensino superior. Hoje o Pitágoras de São Luís está há 9 anos e nós chegamos há dezoito mil e oitocentos alunos, onde é a maior instituição de ensino superior do estado, com indicadores de qualidade excelentes no MEC e cada vez mais buscando dar acesso à mais pessoas no ensino superior de qualidade, pensando sempre em "Paixão por Educar", lema da instituição — declarou.

Por sua vez, o vereador Ivaldo Rodrigues, ressaltou a sua alegria em homenagear a instituição de ensino por seu compromisso com a educação e pelo fortalecimento de uma sociedade melhor.

— O grupo Pitágoras tem contribuído significativamente no nosso Estado e a Câmara Municipal, tem a responsabilidade de homenagear as instituições que dá certo e o Pitágoras me parece que tem dado certo, tem avançado, tem ajudado na constituição de uma sociedade melhor, então isso fez com que o meu gabinete e os vereadores aprovassem por unanimidade, esta homenagem institucional ao Pitágoras e ao grupo Kroton — enfatizou.
A sessão solene contou ainda com a presença do professor Américo Matiel, vice-presidente da Faculdade, professores, técnicos administrativos e estudantes da instituição de ensino, vereador Pavão Filho (PDT) convidados e equipe do cerimonial.

HISTÓRIA DA FACULDADE

Os 50 anos do Pitágoras foram completados no último dia 15 de abril. A Instituição nasceu como cursinho, quando em 1966 quatro educadores de Belo Horizonte decidiram dar aulas para estudantes que sonhavam em passar no vestibular. Ano após ano, o número de alunos aumentou, a fama daquele grupo cresceu e vieram as novidades.

Primeiro, foi o Colégio Pitágoras, que se tornou referência até fora do Brasil, ao levar sua metodologia de ensino para países distantes onde empresas brasileiras tinham funcionários. Depois, veio a Rede de Ensino com mais de 900 escolas parceiras e, em 2000, foi fundada a Faculdade Pitágoras. Mais de 50 anos de tradição de ensino de qualidade, do maternal à Pós-Graduação, e mais de 20 faculdades espalhadas pelo Brasil: Minas Gerais, Maranhão, Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Paraná, Goiás e São Paulo.