terça-feira, 14 de junho de 2016

Aluno do IFMA conduz Tocha Olímpica em Barreirinhas


Estudante do Curso de Biologia do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Barreirinhas, Mailson Bizerra foi um dos condutores da Tocha Olímpica Rio 2016 durante passagem do símbolo por Barreirinhas-MA, na segunda-feira (dia 13). Filho de lavradores do povoado Baixa d’Água, um dos mais de 200 povoados de Barreirinhas, ele teve a honra de participar do revezamento em sua cidade.
O aluno do IFMA descreveu a emoção de ter carregado o fogo olímpico. “Creio e com a graça de Deus muito contribuirei para o desenvolvimento da minha cidade que amo de coração e almejo por dias ainda melhores. Obrigado a todos por me escolherem e me proporcionar tamanha honra em ser um dos representantes da cidade neste grandioso evento de proporção mundial que é as Olimpíadas”, disse.
Barreirinhas foi a 145ª cidade brasileira a receber o fogo olímpico, que já passou por 14 estados. Na cidade, a chama percorreu diversos pontos nas mãos de seus condutores, até o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, um dos principais destinos turísticos do Maranhão. Mailson Bizerra transportou a tocha do Morro da Ladeira até a Beira Rio.
MailsonBizerraTocha1O aluno foi um dos 12 mil condutores selecionados para carregar a Tocha Olímpica Rio 2016. O estudante foi o primeiro estagiário do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) em Barreirinhas no início do Projeto Turismo nos Lençóis em 2005, que foi embrião do projeto Rota das Emoções. Ele também já trabalhou como guia de turismo no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Atuou ainda no Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), no cadastramento e ordenamento da atividade do Turismo, e na Secretaria de Agricultura. Como Agente de Desenvolvimento na Sala do Empreendedor, vinculada à Secretaria Municipal de Turismo, assessorou a implementação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, e por causa disso foi convidado a participar do Fórum Mundial de Desenvolvimento Econômico que aconteceu na Cidade de Foz do Iguaçú em 2013. Também ajudou a implantar em Barreirinhas a REDESIM, que busca desburocratizar a criação e a atuação das empresas.
Tocha Olímpica
A Chama Olímpica é um símbolo de paz, amizade e iluminação e representa um chamado aos Jogos Olímpicos. O revezamento da tocha atualmente é uma derivação das cerimônias que ocorriam nos Jogos da Antiguidade de Olímpia, na Grécia.