terça-feira, 17 de maio de 2016

Agricultores de São Mateus são beneficiados com quatro toneladas de sementes‏


13177134_804620743002036_4008402318833013994_n
A Prefeitura Municipal de São Mateus do Maranhão, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca, realizou na última segunda-feira (09), a entrega de quatro toneladas de sementes de feijão para os agricultores do município. A ação faz parte do Programa Mais Sementes, desenvolvido pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Agricultura e Pecuária (Sagrima).
A solenidade que beneficiou os agricultores mateuenses com a entrega do produto aconteceu na sede da antiga Companhia Brasileira de Armazenamento (Cibrazem) e contou com a presença do secretário de Agricultura, Antônio Miranda e demais autoridades.
Um dos beneficiados foi o trabalhador rural, Bartolomeu Paiva, que produz em sua propriedade, no povoado Curva, zona rural. De acordo com ele, receber as sementes vai complementar sua produção.
“ As sementes chegaram a nossas portas em boa hora, pois os pequenos produtores estavam sofrendo com a crise da agricultura, por causa da praga e da seca. Para nós é uma grande satisfação, pois isso, não existia em governos passados”, contou o agricultor.
13151611_804620773002033_2875392941178876735_n
Durante a entrega, foi realizada orientação aos agricultores sobre práticas para um melhor plantio das sementes. Da preparação da terra à colheita do produto final, a equipe técnica esclareceu dúvidas dos presentes.
O produtor rural Clovis Bernardi, outro que também foi beneficiado, enfatizou a importância da entrega das sementes no fortalecimento da produção dos agricultores da região que tiveram dificuldades no plantio por causa da seca e do período de muita chuva no começo do inverno.
“ Esse ano foi um período de muita chuva no começo do inverno e teve dificuldade no plantio. Agora o que afeta a produção é a seca, pois já estamos há 15 dias sem chuva, você vê que muitas áreas já foram prejudicadas por pragas e doenças na lavoura. Estamos passando por um ano difícil, um ano de crise, de pouca produção, então a entrega de sementes desenvolvidas pela Embrapa vai ajudar e muito os agricultores”, declarou.
De acordo com o secretário Antônio Miranda, a distribuição das sementes vai ampliar as atividades agrícolas no município. Ele falou ainda que, desde o começo do governo, o prefeito Miltinho Aragão não mede esforços para que o pequeno produtor seja beneficiado.
“Hoje o município além de entregar as sementes, ainda dispõe de máquinas para fazer o preparo do solo para esses agricultores. Nós estamos oferecendo um produto de boa qualidade para os nossos agricultores e estamos sintonizados com a Agerp para fortalecer a assistência técnica nosso município”, afirmou o secretário.