segunda-feira, 18 de abril de 2016

Reunião na SAGRIMA define estratégias para o setor aquícola maranhense

IMG_2617
O deputado estadual Júnior Verde (PRB) deu início à elaboração de um plano de ações com objetivo de fortalecer o setor aquícola maranhense. Na semana passada, reuniu-se com o secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca, Márcio Honaiser, na sede da secretaria (SAGRIMA), acompanhado do professor doutor, Walter Luís, e do professor do curso de Oceanografia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Guilherme Marques. Os especialistas vão contribuir para a criação de projetos que ampliem a produção da atividade no Estado.
Um dos pontos discutidos foi a necessidade de definição do zoneamento costeiro para a aquicultura marinha, principalmente para o cultivo de ostra e camarão. “A SAGRIMA já tem um planejamento para implantação de unidades demonstrativas para estes cultivos”, afirmou o secretário Márcio Honaiser.
O professor Guilherme Marques colocou o Departamento de Oceanografia à disposição tanto para a assistência técnica quanto para a elaboração do zoneamento, e garantiu que irá colaborar na elaboração dos projetos no setor.
Júnior Verde solicitou a contribuição dos profissionais para obter respaldo técnico nos programas. “Recentemente, tivemos a regulamentação da Carcinicultura, através da Lei 10.421. Foi um primeiro passo, uma vez que a atividade sequer era regulamentada. Agora, precisamos avançar definindo as áreas e assim, atrair investimentos para o setor”, destacou o parlamentar.