segunda-feira, 18 de abril de 2016

Prefeitura de São Luís reforma sede da Farmácia Popular para garantir mais conforto a usuários




Usuários da Farmácia Popular do Brasil, mantida pela Prefeitura de São Luís, vão ter mais conforto e comodidade durante o atendimento. Nos próximos dias, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) vai iniciar a reforma física da local onde funciona o serviço, na Avenida dos Franceses, 375-A, loja 04, Ivar Saldanha.
As obras incluem reparos nas redes elétrica e hidráulica, pintura, melhorias na acessibilidade e aquisição de novos mobiliários e equipamentos, como computadores e aparelhos de ar condicionado.
A Farmácia Popular, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e até às 12h aos sábados, é uma excelente opção para adquirir medicamentos a preços bem menores que os comercializados em farmácias comuns.
O serviço integra a Política de Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde e pode ser utilizado por qualquer pessoa que apresente receita médica – seja esta do sistema público de saúde ou qualquer unidade de saúde particular.
Segundo a secretária municipal de Saúde, Helena Duailibe, a Farmácia Popular do Brasil facilita o acesso da população aos medicamentos e garante que a realização do tratamento não seja prejudicada pela falta de recursos financeiros. “A farmácia já realiza um trabalho de excelência, com essa reforma buscamos trazer melhorias ao local para receber nosso usuário com mais conforto. Também queremos aumentar o número de pessoas que procuram pelo serviço, o que deve acontecer com o prédio reformado”, ressaltou.
MEDICAMENTOS
A Farmácia Popular oferta 102 medicamentos e preservativos masculinos, com redução no preço final de até 80% para os subsidiados; além disto, remédios para o controle de hipertensão, diabetes e asma são gratuitos. Estão disponíveis ainda anticoncepcionais, antibióticos, e até medicamentos controlados, como antidepressivos, com custos reduzidos. Os valores pagos são repassados ao Ministério da Saúde (MS) para a aquisição de novos medicamentos para o programa.
Uma média de 140 pessoas passa pelo estabelecimento todos os dias para adquirir os produtos. Os medicamentos oferecidos pela Farmácia Popular são referentes a cerca de 70% das patologias existentes. Grande parte dos itens beneficia pessoas que necessitam de uso frequente de medicação.
A unidade recebe os medicamentos do Sistema Único de Saúde (SUS), por meio da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), parceira do projeto. Já os custos com manutenção do prédio e pagamento de funcionários são pagos pela Prefeitura de São Luís.