sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Jogos dos Servidores do IFMA têm início no Campus Imperatriz

fogo simbolico
Servidor Elizeu Farias, do Campus Imperatriz, acende a Pira Olímpica.
Com o objetivo de proporcionar aos servidores do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) a prática desportiva para a integração e a qualidade de vida, a segunda edição dos Jogos Internos dos Servidores do IFMA (JISIFMA) teve início na noite dessa quinta-feira (3). Este ano, o campeonato é realizado no Campus Imperatriz. A cerimônia de abertura contou com apresentações culturais de alunos e servidores, além da Banda do 50º Batalhão de Infantaria da Selva. A noite foi encerrada com uma partida de Futsal entre as equipes de São Raimundo das Mangabeiras e Imperatriz.
Servidores de 18 campi e da Reitoria estão participando das 10 modalidades que compõem o campeonato: atletismo, futsal, futebol de campo, futebol society, handebol, natação, tênis de mesa, vôlei de dupla, vôlei 4×4 e xadrez. O JISIFMA segue até este domingo (6), quando também ocorre a 4ª Caminhada Cultivando Saúde. Durante a cerimônia de abertura dos Jogos, as delegações se apresentaram no ginásio do Campus Imperatriz. O servidor Elizeu Farias acendeu a Pira Olímpica com o fogo simbólico e pronunciou o juramento do competidor, oficializando o início das atividades.
Jogo de Abertura
A partida de Futsal realizada logo após a cerimônia, entre os campi Imperatriz e São Raimundo das Mangabeiras, terminou em um empate de 2 a 2. O servidor Watson Robert dos Santos, professor de Eletrônica que integra o time do Campus Imperatriz, comentou que participa dos Jogos dos Servidores pela primeira vez e revelou que as expectativas são as melhores possíveis. “A gente espera que haja a confraternização entre todos. Acima da questão esportiva, está a amizade que se fortifica. Eu acho que isso é o mais importante”, enfatiza.
Servidor do IFMA há apenas um mês, o técnico em Agropecuária Josielton Ferreira da Silva Sousa é ala direita do time do Campus São Raimundo das Mangabeiras. Minutos antes de entrar em quadra, ele disse que esperava interagir com os colegas de outras delegações e levar o troféu para casa. O servidor explicou que o time do seu campus já treina regularmente, inclusive para outras competições. “Às terças e quintas, o nosso time tem treinamento na quadra da cidade”, conta.
Solenidade de abertura
Na solenidade de abertura, o diretor-geral do Campus Imperatriz, prof. Saulo Cardoso, deu as boas-vindas às delegações e destacou, em sua fala, que o momento era de integração e que todos os participantes podiam ser considerados vencedores. “Todos estão de parabéns. Que nós tenhamos com muita alegria um excelente campeonato”, comentou.
Já o reitor do IFMA, prof. Roberto Brandão, ressaltou que mesmo com dificuldades financeiras os servidores mostraram que com boa vontade, presteza e dedicação é possível fazer um campeonato como esse acontecer. “É um evento que recebe os campi participantes para que se possa congregar e dizer que os servidores do IFMA são trabalho, qualidade no ensino, na pesquisa, na extensão e na gestão como um todo, mas que também têm momentos de integração”, afirmou.
Também compuseram a mesa de honra a diretora de Difusão Artístico-Cultural, Desporto e Lazer, Mayara da Anunciação Silva; a chefe do Núcleo de Qualidade de Vida do Servidor da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, Izolina Borges; o vereador Carlos Hermes, representando a Câmara de Vereadores de Imperatriz; o 2º Tenente Tiago Henrique, representando o Comandante do 50º Batalhão de Infantaria da Selva; o deputado estadual Marco Aurélio da Silva Azevedo; e o diretor-geral do Campus Grajaú Alberto Gonçalves, representando os diretores-gerais dos campi do IFMA.
Veja a galeria de fotos do primeiro dia do II JISIFMA: