quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Zé Inácio homenageia os 25 anos do Sindsep em Sessão Solene

Zé Inácio homenageia os 25 anos do Sindsep em Sessão Solene
Na manhã desta quinta-feira (06), o deputado Zé Inácio (PT) realizou Sessão Solene em homenagem aos 25 anos de fundação do Sindicato dos Servidores Públicos Federal no Estado do Maranhão (SINDSEP).
Zé Inácio (PT) foi o autor do Requerimento da Sessão Solene que teve o deputado Wellington do Curso como presidente da mesa. “O Sindisep nos honra porque acompanhamos a sua história e de seus fundadores, além de reconhecermos a sua importância para o sindicalismo no Maranhão, para os servidores públicos e para a sociedade”, destacou Zé Inácio.
A solenidade contou com a presença de membros da entidade e pessoas que, ao longo desses 25 anos, fizeram a história do sindicato. Entre eles, estiveram presente a presidente do Sindsep Ângela Maria Silva, o representante da OAB Guilherme Zagalo, o Secretário Geral Valter Dias, o diretor de Administração e Finanças Raimundo Pereira de Sousa, o Diretor  da Secretaria de Formação, João Carlos Lima Martins.
Também prestigiaram o evento, o Superintendente da Companhia Nacional de Abastecimento, Ducileide de Jesus Costa Cutrim, Vereador Honorato Fernandes e o Secretário de Estado do Trabalho e Economia Solidária , Julião Amin.
O Sindicato 
O Sindsep surgiu, formalmente, nos anos 90, após a redemocratização do país, com a aprovação da Constituição de 1988, mas já possuía um embrião na luta nacional dos servidores públicos durante a Constituinte. Sua criação se insere em um contexto de grandes mobilizações em nosso país e aqui no Maranhão. Período marcado pelas eleições diretas para Presidente da República, em 1989, momento de grande esperança da classe trabalhadora e do povo brasileiro.
O Sindisep se consolidou como um Sindicato classista, amplo, fortalecido pela base e que desde o seu primeiro momento se filiou à Central Única dos Trabalhadores, a CUT, e com uma visão de que os trabalhadores são os verdadeiros beneficiários do serviço público, mediado pelo Estado, concepção que ultrapassa a visão de sindicato meramente corporativista.
“O Sindsep nos honra pela sua trajetória neste momento em que vivenciamos um período de muitas conquistas importantes para o povo brasileiro e para a população do Maranhão, mas também um período de perplexidade com as tentativas de ataques aos direitos conquistados na Constituição de 1988, dos quais não abrimos mão e aos princípios democráticos”, destacou o deputado.