domingo, 1 de novembro de 2015

OAB: “Renovar para Mudar” apresenta propostas ao presidente do TRT/MA


renovar
 A agenda de campanha do RENOVAR para Mudar continua com uma programação intensa. Visitas a órgãos do Judiciário, panfletagem nos Fóruns, encontros com advogados em todo o Maranhão são algumas das ações realizadas até aqui. Além de apresentar as propostas, o líder do grupo e candidato à presidência da OAB/MA, Thiago Diaz, tem dialogado com profissionais do direito em busca de melhorias para a categoria.
Foi assim com a visita ao presidente do Tribunal Regional do Trabalho no Maranhão, desembargador Luiz Cosmo da Silva Júnior. A comitiva do RENOVAR para Mudar entregou ao presidente do TRT/MA as propostas da chapa para a OAB-MA. O candidato Thiago Diaz posicionou-se sobre o funcionamento das Varas Trabalhistas, chamando a atenção para a pontualidade no horário das audiências.
– Isso seria uma economia de tempo enorme para o profissional que mediante o grande volume de trabalho, muita das vezes acumula várias audiência no dia – disse.
O presidente do TRT/16 disse que, atualmente, a Justiça do Trabalho no Maranhão dispõe de uma estrutura de trabalho que tem garantido melhores condições de desempenho da magistratura trabalhista. Informou que 100% dos processos são iniciados no modo eletrônico na Justiça do Trabalho no Maranhão depois da implantação do Processo Judicial Eletrônico (PJe) em todas as instâncias trabalhistas.
O desembargador Luiz Cosmo falou ainda que o TRT-MA está em processo de expansão com a previsão de criação de mais três Varas e de cargos para juiz do trabalho.
Adiantou que o projeto “tem plenas possibilidades de ser aprovado pelo Congresso Nacional”, uma vez que as demandas trabalhistas no Maranhão exigem a instalação de novas Varas do Trabalho. Fez referência também ao anteprojeto que prevê a criação de outras 12 Varas do Trabalho e que tramita no Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT).
Encontros com conteúdo
Assim como acontece durante toda a campanha do RENOVAR para Mudar, o diálogo tem prevalecido. Uma das metas do grupo é abrir e estreitar frente de diálogos institucionais em busca de melhorias para a categoria com o poder Judiciário, Legislativo, Executivo e com a própria classe.
– É devolver à OAB/MA a sua verdadeira função institucional, entre elas a valorização e o respeito do advogado por meios de projetos que o beneficiem – afirmou Thiago.
Na próxima semana, na agenda do RENOVAR para Mudar estão programados diálogos com advogados do interior maranhense; Bacabal, Pedreiras e Santa Inês. Na capital maranhense, no próximo dia 05/11, quinta-feira, os jovens profissionais se encontrarão na Confraria da Jovem Advocacia, às 18h30min na Kathedral (antiga Pink Elephant na Ponta D´Areia).