segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Fábio Braga relata a problemática do Sistema de Abastecimento de Água em Vargem Grande e em Nina Rodrigues

Deputado estadual Fábio Braga



O deputado Fábio Braga (PTdoB) relatou, na quinta-feira (5), durante pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa, toda sua preocupação com o sistema de abastecimento de água das cidades de Vargem Grande e de Nina Rodrigues.

Fábio Braga alegou que o sistema de captação de água que serve cerca de 50% dos mais de sessenta mil habitantes de Vargem Grande e de Nina Rodrigues é antigo e complicado. Segundo ele, a captação é precária por conta do velho sistema e dos problemas nos rios Munim e Iguará, que sofrem um processo de assoreamento, reduzindo a lâmina de água e dificultando o trabalho das bombas de captação de água.

O parlamentar já conversou e participou de reunião com o diretor-presidente da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão-CAEMA, Davi Telles, para expor e cobrar solução para os problemas de abastecimento de água enfrentados pela população dos municípios da região do Itapecuru. Ficou definido que a Caema irá fazer modificações no antigo sistema de captação, que estão funcionando precariamente.

Segundo relatou o parlamentar, o presidente da CAEMA disse que o governador Flávio Dino sabe dos problemas de água de Vargem Grande e de Nina Rodrigues, e que já priorizou as obras desses municípios, entre os sistemas de captação e distribuição  que serão recuperados mais rapidamente.

Em sua fala, Fábio Braga alertou ao Ibama e à Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) para protegerem e evitarem o problema do assoreamento, constatado, também, na Bacia do Rio Munin. “Temos que promover uma captação adequada e abastecer a população dos municípios de Vargem Grande e de Nina Rodrigues, que infelizmente já sofrem com a escassez de água potável”, afirmou.  
               
                                  COLAPSO E DESPERDÍCIO 
                                         
No pronunciamento, Fábio Braga comentou que, se não tivermos uma boa quantidade de chuvas no Maranhão, teremos um colapso no abastecimento. “Uma das alternativas urgente para evitar a crise é a perfuração de poços artesianos nas cidades de Vargem Grande e de Nina Rodrigues, a fim de abastecer, principalmente, a população da periferia”, alertou.

Para Fábio Braga, apesar do presidente Davi Teles ter garantido que o problema será resolvido pela Caema, com a implantação de um novo e moderno sistema de captação, é preciso que a população se conscientize para não desperdiçar a agua tratada. Segundo dados dos órgãos, mais de 37% da água tratada, que deveria ser usada para abastecer a população dos municípios de Vargem Grande e de Nina Rodrigues, é desperdiçada ou usada de forma inadequada.     

Fábio Braga aproveitou a oportunidade para apelar à população de Vargem Grande e de Nina Rodrigues para que não desperdicem a água tratada, que deve ser usada para o consumo humano e explorada de maneira ordenada e sistemática, sem haver outros desvios de finalidade que prejudiquem o sistema, pois como todos sabem, vem funcionando precariamente ao longo dos anos.