sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Reditec 2015: dirigentes debatem consolidação da Rede Federal

REDITEC 2015 - Araripe
(Da esq. à dir.) Inácio Arruda (secretário de Ciência e Tecnologia do Ceará); Cláudio Lima (secretário de Desenvolvimento Social de Fortaleza); Belchior Oliveira (presidente do CONIF); Virgílio Araripe (reitor do IFCE); Marcelo Feres (secretário da SETEC/MEC) e Antonio Calil (presidente do Conselho Nacional das Escolas Técnicas vinculadas às universidades federais)
A 39ª Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec 2015) foi aberta em Fortaleza, na noite da terça-feira, 20, na Fábrica de Negócios, com a palestra sobre o Plano Nacional de Educação (PNE), proferida pelo professor Belchior de Oliveira Rocha, presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).
Belchior destacou que a Reditec 2015 é um momento para mobilizar a sociedade e todas as comunidades acadêmicas da rede para o cumprimento das 20 metas do Plano Nacional de Educação (PNE)  2014-2024. O presidente do CONIF lembrou ainda que 11 dessas metas têm relação direta com as ações da rede federal.
Já Marcelo Machado Feres, titular da Secretaria Nacional de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), destacou a gestão institucional e a conexão com o PNE, ressaltando o importante papel da comunicação no sentido de compartilhar ideias e resultados.
Para o reitor do IFMA, Roberto Brandão, o evento é de grande importância para o fortalecimento da rede federal. “O encontro possibilita a disseminação das melhores práticas, além do compartilhamento das inovações tecnológicas produzidas pelos institutos”, esclareceu. “Mas o evento deste ano tem uma revelância ainda maior, pela discussão sobre a efetiva consolidação dos institutos federais sob a ótica das metas do PNE”, prosseguiu.

IFMA na Reditec
Gestoras do IFMA integram os debates sobre a Rede Federal  Reitor Roberto Brandão e os dirigentes dos campi
O IFMA participa do evento com os diretores gerais de vinte e três campi da instituição e quatro pró-reitores, além do reitor Roberto Brandão. E os professores do IFMA, Fábio Lustosa e Cristiano Macedo, farão, nesta quarta, 21, às 16 horas,  o lançamento do livro Educação em Ciências e Matemáticas: debates contemporâneos sobre ensino e formação de professores, como atividade integrante da programação do evento (confira matéria).
Publicado pela editora ARTMED (Grupo A), o livro traz textos que analisam a relação entre ciência, tecnologia e sociedade. Além de serem os organizadores, os professores Fábio Lustosa e Cristiano Macedo também são autores de artigos presentes na obra.  Eles assinam juntos o artigo Bases epistemológicas subjacentes ao enfoque CTS no ensino de química.

Reditec 2015
A Reditec tem como tema: “A Expansão da Rede de Educação Profissional e Tecnológica alinhada ao Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024”.  O encontro é um importante momento para alinhar ações de gestão e processos institucionais solidificando as relações entre as 562 unidades que formam a Rede Federal.  Além disso, a Reditec é uma ocasião ímpar para compartilhar experiências exitosas nos eixos de ensino, pesquisa e extensão.
Cerca de 800 gestores entre reitores, pró-reitores e diretores de campi da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica participam do evento, que se estende até esta sexta-feira, 23 de outubro.  A Reditec é um encontro anual promovido pelo Ministério da Educação (MEC)  e pelo Conselho  Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). A organização da edição de 2015 da Reditec é do Instituto Federal do Ceará (IFCE).