terça-feira, 20 de outubro de 2015

Geleia de maracujá e pimenta premiada em evento científico

Raissa Gomes e alunos participantes do Simpósio: conquista para a pesquisa do Campus Mangabeiras
Uma experiência de sucesso realizada no IFMA e reconhecida pela comunidade científica. A técnica em alimentos e laticínios Raissa Almeida Gomes, do Campus São Raimundo das Mangabeiras, foi premiada em primeiro lugar pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por conta da apresentação do trabalho intitulado “Avaliação Sensorial de Geleia de Maracujá com adição de Pimenta Malagueta (Capsicum Frutescens)”. Desenvolvido na agroindústria do Campus, o estudo teve o objetivo de avaliar a aceitabilidade e a intenção de compra de três formulações distintas de geleia de maracujá com a adição de pimenta malagueta.
Segundo informações do Campus Mangabeiras, a premiação da servidora do IFMA ocorreu durante o 1º Simpósio de Tecnologia de Alimentos da Região Tocantina, promovido pelo curso de Engenharia de Alimentos da UFMA (Imperatriz), entre 30 de setembro e 2 de outubro. O evento teve exposição de trabalhos de alunos e profissionais de diversas regiões do estado, e abordou a diversificação sustentável de matérias-primas regionais. Como foco dos debates, o desafio de se desenvolver pesquisa sustentável nos setores do agronegócio e da indústria de alimentos, preservando-se o meio ambiente.
Estudantes do IFMA assistem à programação do evento de tecnologia de alimentos
“Poder formular produtos que utilizem matérias-primas oriundas da nossa produção agrícola e aplicar tecnologias que agreguem valor a estas é de grande importância para a diversificação de alimentos no mercado, bem como para mostrar a nossa região o potencial que temos”, disse Raissa Gomes, atribuindo a conquista a toda a comunidade escolar do campus, que participou do desenvolvimento do estudo desde a elaboração do produto até as pesquisas de aceitação mercadológica.
A técnica em alimentos e laticínios participou do simpósio ao lado de alunos do 2º ano do curso técnico integrado em Agropecuária, que também foram orientados por Francisco Sérgio Ribeiro dos Santos, professor de Agronomia. Para os estudantes, o evento foi fundamental para o aprendizado de novas técnicas que refletirão na produção sustentável de alimentos.
Grupo