quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Edivaldo entrega Unidade de Saúde Maracanã reformada e reforça atendimento na zona rural‏


unidadesaudemaracanaO prefeito Edivaldo entregou à população, na manhã desta quarta-feira (21), as novas instalações da Unidade de Saúde da Família Maracanã, que passou por serviços de reforma em todos os ambientes da casa de saúde. A reforma da unidade faz parte do Programa de Fortalecimento da Atenção Básica, desenvolvida pela gestão em toda a rede de saúde do Município, visando dobrar a capacidade de atendimento e garantir que a população tenha acesso a serviços essenciais de saúde em suas comunidades.
“Entregamos aqui mais uma unidade básica de saúde, para atender essa comunidade importante da zona rural. É mais um serviço prestado dentro da nossa proposta de fortalecer a atenção básica na capital, para que a comunidade tenha próximo de casa um posto saúde bem estruturado, equipado e com profissionais aptos a atender a população com qualidade e humanização”, disse Edivaldo.
Após o ato de descerramento da placa de entrega do espaço requalificado, o prefeito Edivaldo, acompanhado da primeira-dama, Camila Holanda, e de seus colaboradores, realizou visita às instalações reformadas da Unidade de Saúde da Família Maracanã. A unidade fica localizada na região do Distrito Industrial.
Edivaldo destacou o trabalho que a gestão municipal vem realizando na área da saúde, tanto em relação à atenção básica como também no atendimento de média e alta complexidade. Ele citou também a construção da UPA Municipal da Zona Rural, prevista para ser inaugurada no final deste ano, como outra importante ação na área da saúde para a população daquela região da cidade.
A UPA Municipal da Zona Rural, que é fruto de parceria celebrada entre a Prefeitura de São Luís e a Alumar, vai prestar atendimento de urgência e emergência clínica de média complexidade, além de realizar serviços médicos ambulatoriais, proporcionando um reforço a mais ao atendimento de emergência à população da zona rural.
ATENDIMENTO
A USF Maracanã realiza uma média de 6 mil atendimentos por mês, beneficiando mais de três mil famílias com serviços básicos voltados à saúde da mulher, da criança, adolescente e idoso. As instalações da unidade incluem três consultórios médicos, salas de vacina, curativo, nebulização; uma sala de enfermagem, consultório odontológico, consultório ginecológico, copa e cozinha, lavanderia e os banheiros são adaptados para pessoas com deficiência, além de SAME e Farmácia Básica.
UNIDADESAUDE1A unidade desenvolve um acompanhamento de pacientes do programa de hipertensão, diabetes, tuberculose e hanseníase. Às gestantes, a USF realiza assistência desde o pré-natal até o nascimento. Pacientes como a dona de casa Anunciação Lopes Barata, 39 anos, que passa por tratamento odontológico na unidade. “Fiz minha primeira consulta hoje e gostei muito do atendimento. Além do mais, fica próximo de casa e não preciso pegar ônibus para fazer o tratamento em outro lugar”, disse ela.
A secretária municipal de Saúde, Helena Duailibe, informou que, no ano passado, a Prefeitura de São Luís reformou 14 unidades de saúde. Este ano, mais 11 unidades tiveram os serviços concluídos e outras 9 unidades estão em reforma. A Rede Básica de Saúde contará com 34 unidades totalmente reestruturadas e aptas para atender a população.
“São unidades de atendimento básico muito importantes para realizarem os serviços primários de prevenção de doenças. Servem como a primeira porta de entrada para o atendimento de pessoas que necessitam realizar suas consultas de rotina, fazer o acompanhamento da sua pressão arterial, exames ginecológicos, entre outros serviços preventivo primordiais à saúde”, pontuou Helena Duailibe.