quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Deputado Wellington participa de Sessão Especial em alusão à Campanha Outubro Rosa


Na manhã desta terça-feira (20), o deputado estadual Wellington do Curso (PPS) participou de Sessão Especial em alusão à Campanha Outubro Rosa. A Sessão foi solicitada pela deputada Valéria Macedo (PDT) e contou com a presença da Coordenadora de Saúde da Mulher Estadual, Emanuela Brasileiro; da diretora geral do Hospital Aldenora Bello, Raquel Jorge Dino; da defensora Glisiane Lobo, representando a Defensoria Pública do Maranhão; da secretária adjunta do estado de Direitos Humanos e Participação Popular, Creuzamar de Pinho; da chefe do Departamento de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, Rosyene Cutrim; da presidente do Grupo de esposas dos deputados (GEDEMA), Cleide Coutinho, além de outros deputados e acadêmicos.

Na ocasião, destacou-se a importância da conscientização para prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, e discutiu-se a necessidade de se articular ações que façam referência aos anseios das pessoas com câncer e ao diagnóstico precoce.
“O Outubro Rosa é um evento internacional que tem em seu nome uma representação à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama. Por saber da importância de se prevenir e ainda de se conceder o diagnóstico precoce, já apresentamos inúmeras proposições em defesa das pessoas com câncer, a exemplo da defesa do Fila Zero para realização de exames de radioterapia, ressonância magnética e tratamento de quimioterapia, no atendimento aos pacientes dos hospitais públicos estaduais e dos conveniados com o Sistema Único de Saúde – SUS;  além do Estatuto da Pessoa com Câncer, almejando à concretude dos direitos de todo cidadão. Ressalto assim não a simples prevenção e diagnóstico precoce, mas a necessidade emergencial de se articular ações em defesa daquilo que o ser humano possui de mais importante: a vida”, ratificou o deputado Wellington.